domingo, 23 de dezembro de 2012

Sirinhaem

O acesso é tranqüilo e seguro, basta pegar a BR-101 Sul, até a entrada do município do Cabo de Santo Agostinho e logo depois a PE 60 até a paisagem local, formada por mangue, rio e mar começar a desenhar o cenário paradisíaco de Sirinhaém. A beleza do local vai chamando a atenção já na chegada, na PE-060 até a beira-mar de Barra de Sirinhaém, através da PE-061 e PE-009, seu distrito litorâneo.
A arquitetura colonial, nos leva a época do domínio holandês. São Igrejas, casario, casas-grandes de engenhos, e monumentos que compõem o retrato de uma época de grande fartura.
Câmara Municipal (antiga Cadeia). Busto de Oscar da Fonte; Prefeitura; e, Cristo Redentor. (Fotos: Daniel Araujo)
Começando pela sede do município, visitamos o Jardim das Artes, um local onde são produzidas peças de artesanato em madeira pelo mestre. Logo depois, seguindo para o centro, passamos pelo recém inaugurado o Shopping Sirinhaém, pela Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição, Prefeitura, Câmara (antiga cadeia), Cristo Redentor e Igreja de São Francisco/Convento de Sto. Antônio. No caminho encontramos uma pequena capela fechada e sem informações. Próximo à entrada da cidade, já voltando, encontramos meio escondida em uma parte alta, a Capela de São Roque, a mais antiga da região.

Igreja de São Francisco e Convento de Sto. Antônio (Fotos: Daniel Araujo)
Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição; Capelinha; Capela de São Roque e seu sino. (Fotos: Daniel Araujo)
Entrando na PE-061, juntinho à entrada da cidade, seguimos para Santo Amaro, onde fotografamos a Capela de Santo Amaro, que chama atenção pelos seus arcos nas laterais, o que a deixa muito bem ventilada por dentro.
Capela de Santo Amaro (Fotos: Daniel Araujo)
Mais à diante na PE-060, sentido Rio Formoso os viajantes podem ver o Engenho Tinoco, bem conservado e com vários arcos por sobre onde passava a água que servia o engenho.
Engenho Tinoco - PE-060 (Fotos: Daniel Araujo)

Para conhecer o distrito de Ibiratinga, voltamos à PE-060 e entramos no acesso à Usina Trapiche, passando por casas de moradores do Engenho Palma, e por uma barragem no rio Sirinhaém. Aproveitamos para conhecer a vila da Usina, que mantém uma Locomotiva e uma Máquina à Vapor bem conservadas, além de um Clube, uma Capela e a bela Casa-Grande do Engenho Rosário. Funcionários da Usina, bem simpáticos nos indicaram onde estavam as máquinas para tirarmos fotos.
Usina Trapiche, Barragem no rio Timboassu; Capela, Rosário Esporte Clube, Moradias da Usina Trapiche/Engenho Rosário. (Fotos: Daniel Araujo)
A Vila da Usina Trapiche / Engenho Rosário reserva essas duas máquinas preservadas que remontam a História do lugar. Chamam a atenção dos visitantes.
Máquina a Vapor e Locomotiva antiga na Usina Trapiche (Fotos: Daniel Araujo)
Entrando propriamente na PE-064 alguns engenhos passaram despercebidos, mas no Engenho Jaguaré que fica na beira da rodovia registramos imagens da Capela e das ruínas da Casa-Grande, da qual só resta a parte de baixo da residência, onde ficava a senzala (fotografias de 1998 mostram que ainda havia parte da Casa na época).
Ruínas da Casa-Grande do Engenho Jaguaré; Capela de N.Sra. da Conceição; Igreja de Ibiratinga (Fotos: Daniel Araujo)
A PE-064 é boa, com ressalvas à sujeira proveniente dos caminhões de cana, o que requer cuidado ao trafegar, mas a vista é muito bonita e ainda há áreas com mata atlântica preservada.
Em Ibiratinga registramos imagens da Igreja. O distrito em sí parece uma pequena cidadezinha isolada no meio do canavial. É relativamente longe de Sirinhaém e de Ribeirão.
Retornamos à PE-061, sentido Barra de Sirinhaém e passamos pelo Engenho Trapiche Velho, onde observamos o antigo escritório da Usina em ruínas e uma Capela com fachada mais moderna e conservada.
Entrada do Engenho Boa Vista; Jardim das Artes; Antiga sede do Engenho Trapiche-Velho e sua Capela. (Fotos: Daniel Araujo)
Abaixo algumas imagens das belas casas-grandes ainda de pé em Sirinhaém, com destaque para a Imponente Casa-Grande do Engenho Rosário, atual sede da Usina Trapiche.
Casas-Grandes dos Engenhos Rosário/Usina Trapiche (foto: 3rdCultureChildren); São José (foto: Governo de Pernambuco) e Ubaca-Grande  (foto: Prefeitura Municipal)

Curtam as belezas das Praias de Sirinhaém no post: Barra de Sirinhaém

7 comentários:

  1. Antes de visitar as praias, vá conhecer o açude da usina trapiche que fica por trás da usina e também ver as bicas.Pergunte aos moradores para saber a localização correta das bicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déborah, além das bicas, levantei informações sobre a Cachoeira do Jaciru de Baixo. Essa cachoeira é boa para banho?
      Tenho uma casa de praia em Barra de Sirinhaém, daí tenho muito material sobre as praias de lá e provavelmente complementarei esta postagem ainda essa semana.
      Também tenho um site sobre Sirinhaém: http://www.sirinhaemsite.xpg.com.br/
      Caso você tenha mais informações pra me ajudar a descobrir o máximo de lugares bonitos, como mirantes, cachoeiras e engenhos, ou qualquer coisa que você ache interessante, por favor me informe.
      Quero poder compartilhar com todos neste blog. Afinal, nossas cidades têm muita coisa boa pra se ver.

      Excluir
  2. Daniel
    Estou fazendo uma pesquisa sobre o patrimônio religioso de alguns municípios de Pernambuco, que inclui Sirinhaém. Gostaria de saber se você pode ceder o uso da foto da Igreja de Ibiratinga, inclusive se tiver outras além dessa postada no blog. Darei o devido crédito, é claro.

    meu email: rafael@memoriaarquitetura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe foi professora no engenho Jaguaré. Nos moramos em duas das casas ali existentes na epoca, uma delas ainda está lá, toda avarandada, a outra ficava abaixo da Casa Grande.
      Eu (Neto) meu irmão (Adejair), por vezes nosso pai nos incubia de soltar as águas da represa para mover a roda
      grande.

      Excluir
    2. Minha mãe foi professora no engenho Jaguaré. Nos moramos em duas das casas ali existentes na epoca, uma delas ainda está lá, toda avarandada, a outra ficava abaixo da Casa Grande.
      Eu (Neto) meu irmão (Adejair), por vezes nosso pai nos incubia de soltar as águas da represa para mover a roda
      grande.

      Excluir
  3. Estamos escrevendo a biografia de minha mãe; Antônia Maria Feitosa. Ela ensinou e dirigia a Capela em Jaguaré na década de 1970.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Sebastião. Você tem fotos do Engenho Jaguaré da época? Vocês publicarão a biografia dela?

      Excluir