sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Tamandaré

Tamandaré é um dos mais novos municípios pernambucanos. Nasceu em 1997, desmembrado de Rio Formoso. Fica a cerca de 104 km do Recife e 30 de Sirinhaém.
Para chegar lá, seguimos pela PE-060, sentido Alagoas e, ao atravessar a Reserva Biológica de Saltinho, que praticamente cobre a rodovia, com seus bambuzais e, entramos na PE-076 até que chegamos à cidade.
PE-060, Reserva de Saltinho, próximo à entrada para Tamandaré; Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo e Casa do Artesão.
Logo ao entrar na cidade, aproveitamos para conhecer o Forte de Santo Inácio de Loyola, de 1691, que preserva boa parte de seus paredões e uma capela, além dos canhões e do Farol, construído no início do século XX. Vale a pena entrar. Ele passa boa parte do tempo aberto e a visitação é gratuita. Ótimo lugar para tirar fotos.
Seguindo a diante, passamos pela Casa do Artesão, que possui um ótimo acervo para os que adoram levar lembranças do lugar.
Forte Santo Inácio de Loyola

Forte Santo Inácio de Loyola
Na Orla principal de Tamandaré, além de bares, restaurantes e um mar belíssimo, ainda há ruínas de antigas residências e a abandonada Igreja de São José.
Casa em Ruínas; Casa Paroquial  e Igreja de São José de Botas; Praia de Tamandaré; Igreja de São Pedro na Praia de Campas
Tamandaré possui inúmeras pousadas e hotéis, além de várias casas e apartamentos para alugar por temporada. Pra conhecer, recomendo passar 3 a 4 dias, lembrando que em Janeiro e nos Feriados, a população da cidade quadriplica.
Igreja de São Pedro e Praia de Campas (Fotos: Daniel Araujo)
Por curiosidade, resolvemos pesquisar sobre e Igrejinha de Campas, atualmente denominada de Igreja de São Pedro, uma vez que fomos informamos que tempos atrás era Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, e eis que descobrimos a razão da mudança de nome em uma foto antiga dessa Igreja postada no Panorâmio por Luís Flávio Accioly que informa: "Quando da emancipação de Tamandaré em 1996, deixando de ser Distrito de Rio Formoso-PE, e passando a ser cidade, por interesses Políticos, o então Pároco o Pe. Enzo distituio (sic) o então Padroeiro de Tamandaré (Santo Inácio de Loyola), e consagrou São Pedro (Padroeiro dos Pescadores), como Patrono da cidade..."
O curioso é que no município, ainda há outras duas Igrejas em homenagem a São Pedro, a Matriz de São Pedro Apóstolo e a Nova Matriz de São Pedro.
Igreja Nova Matriz de São Pedro (Fotos: Daniel Araujo)
A Nova Igreja Matriz em traços contemporâneos, é imponente, contudo, para este que vos escreve, não tem o mesmo brilho daquelas Igrejas com traços Barrocos e Coloniais. E, porquê não restaurar a Igreja de São José e a Casa Paroquial?
Igreja de São Bemedito e Orla do Rio Formoso em Carneiros (Fotos: Daniel Araujo)
Pouco antes da cidade de Tamandaré, pode-se pegar o acesso à Praia dos Carneiros, que também leva de volta à PE-060.
Nossa visita a Carneiros se deu em uma oportunidade anterior, através de um passeio de Catamarã pelo Rio Formoso, saindo do Pier de Mariassú em Sirinhaém. A empresa que realiza esses passeios é a "Cavalo Marinho". Recomendo!
O local é lindo, as águas do Rio Formoso são claras na região e lá encontramos o único Manguezal marinho que se tem conhecimento, que cresceu nos arrecifes naturais, os quais possuem piscinas naturais de rara beleza.
Pontal dos Carneiros (Fotos: Daniel Araujo)
A praia dos Carneiros é repleta de ótimas pousadas, porém caras, e o mesmo se pode falar dos bons restaurantes. Mas vale a pena!
Pra quem gosta de ver gente bonita, Carneiros é o lugar! Nesse quesito venceu Porto de Galinhas, Boa Viagem e Tamandaré.
Compramos até pilhas alcalinas na praia! R$ 10,00 o par. A da nossa câmera descarregou durante o passeio, mas as imagens de Carneiros valeram cada centavo!

Cachoeira do Bulha - Rio Mamucadas - Reserva de Saltinho - PE-076 (foto: Madoka Kitani/Webventure)
Há ainda o gelado banho na Cachoeira do Bulha, juntinho à PE-076 no início da Reserva de Saltinho, sentido Tamandaré--PE-060.

História:

A palavra Tamandaré é de origem indígena, do vocábulo tupi "tab-moi-inda-ré", que significa o repovoador. Segundo a lenda, "o repovoador" era um pajé a quem o grande deus dos trovões, Tupã, avisou que iria exterminar os homens. Assim, quando houve o dilúvio, Tamandaré já se encontrava na arca com sua família, onde ficou até o fim das chuvas, voltando em seguida às terras secas para reiniciar o seu povoamento.
Originalmente, Tamandaré não era mais do que uma praia selvagem, quando fazia parte das terras de Una e Rio Formoso, herdadas pelo coronel João Pais Barreto IV, na segunda metade do século XVI. Foi elevada a distrito em 1905, por influência das famílias Pimentel, Amorim Salgado e Salgado Accioli, descendentes dos Pais Barreto.
Obteve a sua emancipação política em 28 de setembro de 1997, tendo como principal responsável o na época vereador e após primeiro prefeito do município Paulo Guimarães, durante o governo de Miguel Arraes, sendo prefeito do Rio Formoso José Hildo Hacker, pai do atual prefeito.
Ao contrário do que se pensa, foi o município que deu nome ao título do marquês de Tamandaré, o patrono da marinha brasileira. Em 1859, acompanhando o casal imperial em viagem ao norte do Brasil, de passagem por Pernambuco, Joaquim Marques Lisboa pediu ao imperador D. Pedro II para trazer os restos mortais de seu irmão, Manuel Marques Lisboa Pitanga, morto na Confederação do Equador, em 1824. Os despojos estavam sepultados no cemitério do pequeno porto de Tamandaré. Pelo gesto, quando o imperador resolveu fazê-lo barão, no ano seguinte, deu-lhe o título de barão de Tamandaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário