segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Joaquim Nabuco

Nossa passagem por Joaquim Nabuco foi muito rápida, e, infelizmente, um candidato eleito para a prefeitura, realizava um "carnaval fora de época", o que nos impediu de trazer a vocês, as belezas das ruas da cidade. O que não quer dizer que, em breve, não tenha novidades por aqui.

O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Usina Pumati, Arruado e Baixada da Areia.
Portal da Cidade; Praça 19 de Agosto; e, Estação Ferroviária (Casa da Cultura)
Quando encontramos Estações Ferroviárias bem conservadas, como esta, nos dá um orgulho e nostalgia pela importância dessas pequenas construções.
Como acontece na maioria das cidades, a estação se transformou em Casa da Cultura.

Antigo Cine Brasília; Praça Dom Luiz de Britto e Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro (Fotos: adnabuco.com); e, Igreja de São José (Foto: Paróquia de São José).
O pouco que vimos na rápida passagem pela cidade foi suficiente para perceber que a mesma é uma das mais conservadas da região. 

História:

O povoamento na região deu-se através dos trabalhadores dos engenhos Pumaty, Boa Vista e Cuiabá, que foram construindo suas palhoças, as casas e a capela. Entre os tarbalhadores, destaca-se a liderança de José Maria da Rocha, que era seu porta-voz. Inicialmente o povoado denominava-se Preguiça. Esta denominação é atribuída às embaúbas ou "pau-de-preguiça" da região. Entretanto, há registro de que a origem do nome seria devido ao dia da feira: segunda-feira, que era considerado o dia da preguiça. As autoridades locais solicitaram a mudança de nome para homenagear Joaquim Nabuco.
.O distrito foi criado em 9 de novembro de 1892 e pertencia ao município de Palmares. Elevado à categoria de município com a denominação de Joaquim Nabuco, pela lei estadual nº 1819, de 30 de dezembro de 1953, e instalado em 15 de maio de 1954

Nenhum comentário:

Postar um comentário