quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Água Preta

Água Preta fica próximo à Palmares e o acesso se dá pela BR-101 e PE-096 para quem vem do Agreste ou Zona da Mata, ou, pela PE-060 e PE-096 para quem vem do Litoral.
A PE-096 está em bom estado, mas requer atenção.
A cidade é cortada pela rodovia e a parte antiga está localizada no lado norte da pista.
A entrada para o centro fica em frente ao nome da cidade.
Os imóveis estão bem conservados e, pelo menos no centro, não se observa estrago da época das cheias.

Entrada da cidade; Igreja de São Sebastião; Mercado Municipal; Câmara Municipal.

Casa Paroquial; Imagem do Cristo em frente ao Fórum; Prefeitura; Igreja de São José da Agonia
Água Preta é atendida pela bacia hidrográfica do Rio Una e do Rio Sirinhaém, e, embora esteja a 93 metros do nível do mar, foi uma das cidades mais atingidas pelas cheias desses rios em 2010.
Achamos curioso a imagem do Cristo em frente ao Fórum.

Sobre o município:

Água Preta é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos Sede, Santa Terezinha e pelo povoado da Agrovila Liberal. Seu nome inicial era Rio Preto, originado de um rio situado a 500 metros da cidade, que tinha vários pontos com águas bastante escuras, surgindo daí o nome do município.
O distrito da Água Preta foi criado em 10-11-1809, subordinado ao município de Rio Formoso. Em 1895, a vila da Água Preta foi elevada a município, através da Lei Estadual nº 130, em 03 de julho de 1895.
Por suas terras passou a Revolução Praieira, em 1848. O capitão Pedro Ivo refugiou-se nas matas da Água Preta após a derrota em Recife e ali organizou a resistência através de guerrilhas antes de entregar-se O capitão Pedro Ivo refugiou-se nas matas da Água Preta após a derrota em Recife e ali organizou a resistência através de guerrilhas antes de se entregar.

O município dispõe de um pequeno comércio: supermercados, papelarias, lanchonetes, restaurantes, pousadas, padarias, produtos artesanais, comercialização de alimentos e variedades através da feira livre, além da atividade canavieira. No distrito de Santa Terezinha, uma usina de açúcar desativada: Usina Santa Terezinha, que respondia por boa parte da receita municipal.
Existe também associação de motoristas a AMTAP (associação de transportes alternativos Água Preta/Palmares), além das associações de mototaxistas: a Associação Aguapretana dos Mototaxistas (A.A.M), a Associação de Mototaxistas da Água Preta (AMOTAP) e a RENASCER, que acrescentam renda aos autônomos da cidade.


Fonte: http://www.aguapreta.pe.gov.br/nossacidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário