sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Amaraji

Amaraji fica a uma distância de 96 km de Recife pela BR 101 e PE 63, passando por Primavera, e, 110 km pela BR 232 e PE 71, passando por Chã Grande. Situada na Zona da Mata Sul, é rodeada de águas por todos os lados, vários pequenos riachos. Sua maior fonte de renda ainda é a Cana-de-açúcar, como é a regra na região, porém soubemos que a produção de Chuchu é um destaque para o município.
A parte antiga da cidade reserva as construções mais bonitas e mais conservadas, com destaque para a Igreja Matriz de São José da Boa Esperança e o seu entorno.
Não localizamos o local da antiga estação ferroviária, até o momento.
Entrada da cidade; Capela; Praça Dr. Jorge Coelho da Silveira; e, Mercado Municipal.
Era dia de feira livre, o que impossibilitava uma boa imagem do Mercado Municipal, mas, tão logo obtenhamos uma boa imagem, atualizaremos esta cidade.

Igreja Matriz de São José, Imagem de São José e Prefeitura Municipal.
Eu, particularmente gostei da pintura da Igreja de São José, achei diferente e ressaltou a bela arquitetura da edificação.
Um dos belos casarões de Amaraji e Coreto.
Descendo pela rua da prefeitura, a partir da Igreja Matriz, chegamos a essa pracinha, acima, onde observamos a parte antiga da cidade e algumas belas residências.

Igreja de Santo Amaro; Beatriz Parque Aquático; e, acesso ao Engenho Guloso.
As imagens acima ficam a leste do centro da cidade.
Não visitamos o Engenho Guloso, devido às chuvas, mas postaremos, em breve imagens dele.


História:

O município de Amaraji surgiu em torno de uma feira, realizada aos domingos, no Engenho Garra, a partir de 23 de julho de 1868. A feira atraiu o comércio e novas habitações. Foi crescendo um povoado denominado São José da Boa Esperança. Foi construída uma capela, tendo este santo como padroeiro. Em 1889, a Lei Provincial nº 2137 de 9 de novembro, elevou o povoado à categoria de Vila, a Vila de São José da Boa Esperança, pertencente ao município de Escada. No ano seguinte, foi criado o município com a denominação de Amaracy, depois Amaragi e atualmente denominado Amaraji. Foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 991, de 1 de julho de 1909. O município é formado pelo distrito Sede e pelo povoado de Demarcação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário