sábado, 29 de dezembro de 2012

São José da Coroa Grande

São José da Coroa Grande é o último município do litoral sul de Pernambuco, fazendo fronteira com Alagoas. Fica a 120km do Recife e fica às margens da PE-060.
A principal praia de São José fica no centro da cidade, próxima à Igreja, à Praça e à Prefeitura.
São José possui pousadas e casas para alugar por temporada, além de bares e restaurantes, mas não recomendamos O CASTELINHO, que fica ao lado da Igreja, junto da praia, o atendimento é péssimo há anos!
Praça; Igreja Matriz de São José; Praia de São José; Pracinha; e, Capela do Santuário da Mãe Rainha. (Fotos: Daniel Araujo)
A cidade é composta de muitas casas de veraneio e fica lotada nos finais de semana e feriados.
Capelinha na estrada para Abreu e Várzea do Una; Igreja de São Sebastião em Abreu do Una e Pracinha com TV. (Fotos: Daniel Araujo)
Ao norte da cidade de São José, chegamos ao distrito de Abreu do Una, após 7km de estrada de barro, e fomos recompensados com a Praia de Gravatá, escondida e separada do Abreu pelo imenso manguezal. 
Para chegar lá, deixamos o carro em um bar no Abreu e fomos caminhando por uma trilha por dentro do mangue. Uma pontezinha de madeira bem comprida leva à praia.
Manguezal e trilha para a praia de Gravatá. (Fotos: Daniel Araujo)
A praia de Gravatá não é muito frequentada, uma vez que é desconhecida da população das outras cidades, o que a deixa tranquila e quase deserta.
Praia de Gravatá - Vista de São José ao Sul e vista de Várzea do Una ao Norte. (Fotos: Daniel Araujo)
Cerca de 3km ao norte, seguindo pela mesma estrada de barro, chegamos a Várzea do Una, que é um distrito maior que Abreu e onde pudemos visitar o Museu do Una (www.museudouna.com.br/). A entrada é R$ 2,00 e o pequeno acervo conta muito da História da Região de Barreiros e São José. Em breve, será inaugurado um observatório, o qual aparece na foto abaixo.
Mapa litorâneo; Clube Bola de Ouro; Igreja de São Sebastião e Casa Paroquial de Várzea do Una; Museu do Una  e Locomotiva da Usina Central de Barreiros. (Fotos: Daniel Araujo)
Poucos locais que visitamos possuem sinalização turística, como Várzea do Una.
Lá há alguns bares muito frequentados e passeios para a Praia de Várzea do Una. Devido ao horário, acabamos sem ir até lá, dessa vez.
No estuário do Rio Una, em frente ao Museu, ainda dá pra ver resquícios da enchente de 2010. Muitos pedaços de árvores carregadas pelas águas na época.
Uma curiosidade: Na região de Várzea do Una, foram feitas várias cenas da novela A Indomada da Rede Globo.
Mapa Turístico de Várzea do Una; Estuário do Rio Una; e, Vista da Foz do Una e da praia. (Fotos: Daniel Araujo)

História:

Nas suas origens o Município de São José da Coroa Grande esteve habitado pelos índios Caetés, que dedicavam-se a pesca e a agricultura, e era conhecido como Puirassú, 'Coroa Grande'. Encontraram em toda a zona um lugar ideal para instalar-se, com belas praias cheias de recifes de coral, rios e espessa vegetação.
No século XVI toda a zona foi conquistada pelos portugueses, que proporcionaram um período de resplendor em todo o território onde suas principais atividades continuavam sendo a agricultura e a pesca. Posteriormente foi invadido pelos holandeses
A princípios do século XX, ano de 1901, foi fundado o distrito de São José da Coroa Grande, que estava integrado ao município de Barreiros. No ano 1938 era conhecido como Puiraçu e não foi até meados do século XX, ano de 1958, quando estabeleceu-se como município independente, recebendo definitivamente sua atual denominação.

6 comentários:

  1. Olá, sou amiga da sua irmã michely,inclusive estamos aqui no trabalho :) gostei muito do seu blog irá ajudar bastante no meu que estou criando agora. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, Panmela!
      Visite sempre! Estou aqui compartilhando tudo o que vou descobrindo do nosso lindo Pernambuco.

      Excluir
  2. Recomendo o restaurante Sabor de Maragogi, que fica no povoado vizinho, em Alagoas, Peroba.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e pela recomendação, Danielly.

    ResponderExcluir
  4. Quero conhecer a Várzea do Rio Una, estou precisando de sugestões de pousadas no local e quais os atrativos da Vila: tem restaurantes, padarias, mercadinhos, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico, você vai encontrar pousadas em São José da Coroa Grande, mas em Várzea do Una tem restaurantes e passeios de barco, além do Museu que vale a pena visitar.

      Excluir