quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Barra de Sirinhaém

Seguindo para o litoral pela PE-61, chegamos no entroncamento com a PE-009, e, dobrando à esquerda, no distrito de Barra de Sirinhaém. 
Seguindo sempre em frente, encontramos a Igreja de São Sebastião,e, mais adiante, o Porto no Rio Sirinhaém, de onde saem os barcos para a Ilha de Sto. Aleixo, no final da pista. No distrito há pousadas e um clube, além de bares à beira-mar.
Pontal da Barra de Sirinhaém; Praia do Guaiamum ao amanhecer; e, Orla do Rio Sirinhaém. (Fotos: Daniel Araujo)
 Caminhando pela praia, dá pra observar a Ilha de Santo Aleixo e a praia de Toquinho, do outro lado do rio, pertencente ao município de Ipojuca. Vale a pena dar uma parada na orla do rio e contemplar a vista. O melhor lugar para banho é no pontal, onde o rio e o mar se encontram, na maré baixa. A depender da época, na maré baixa dá pra se caminhar até os arrecifes e ver os peixes coloridos e muitos moluscos.
Também é legal provar os caldinhos de camarão e aratu nos bares próximos à Colônia de Pescadores.
Praça e Igreja de São Sebastião; Casa de Azulejos na orla do Rio Sirinhaém; e, Porto da Barra de Sirinhaém. (Fotos: Daniel Araujo)
 Voltando à PE-009, seguindo o sentido sul, passamos pela praia do Guaiamum, onde o mar é muito agitado e chegamos à praia do Gamela, conhecida como A-Ver-O-Mar (um grande, mas inacabado loteamento iniciados nos anos 70 por um português, que deu o nome ao lugar em referência a uma praia de Portugal), onde curtimos o sol e alguns petiscos num dos bares da beira-mar. Há passeios de barco para as piscinas naturais.
Praia de Gamela/A-Ver-O-Mar; Pier de Mariassú (Fotos: Daniel Araujo); e, Capela de Nossa Senhora de Guadalupe (foto: Prefeitura Municipal)
 Mais tarde, seguimos para a última praia, a de Guadalupe, que é um verdadeiro paraíso na foz do Rio Formoso. Em Guadalupe há uma área de falésias e outra com piscinas nos bancos de areia que se formam na maré baixa. Há um bar na área de estacionamento, nas falésias. O melhor local para banho é no pontal e no rio Formoso, cerca de 5 minutos de caminhada.
Em Guadalupe há uma Capela em homenagem a Nossa Senhora. de Guadalupe, atualmente em ruínas. Não chegamos até ela, mas a avistamos durante um passeio de catamarã pelo rio.
No Pier de Mariassú, onde termina a PE-009 em Sirinhaém, há passeios de barco pelo rio e pelo mangue. Também pode-se passar um tempo no Bar do Mangue, mas o acesso é só de barco mesmo.

Praia de Guadalupe (Carneiros-Tamandaré ao fundo); e, Pontal de Guadalupe. (Fotos: Daniel Araujo)
A PE-009 originalmente nasce no Marco Zero do Recife e segue margeando as praias, contudo, por não possuir pontes sobre os rios ela apenas existe beirando as praias. Em Sirinhaém, ela começa no porto da Barra e termina no belíssimo Pier de Mariassú, uma praia fluvial no Rio Formoso, e de onde pode-se realizar passeios de barco pelo mangue ou para a praia dos Carneiros, passando pelo famoso banho de argila e pelo Bar do Mangue. Próximo ao Pier, há um ponto de apoio e estacionamento, além de um Heliporto que serve à Área de Proteção Ambiental.

Em breve atualizaremos a postagem com imagens da Ilha de Santo Aleixo.

Um comentário: