terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lagoa de Itaenga

Para se chegar em Lagoa de Itaenga, deve-se pegar a PE-053, seja a partir da PE-050 (de Glória do Goitá ou Feira Nova), seja a partir da BR-408 (Carpina).
Chegamos lá a partir de Glória do Goitá, então encontramos logo ao chegar o Centro de Artesanato, que, embora bem espaçoso, estava fechado e aparentava não estar com uso constante. Mais à frente passamos pelo Estádio Municipal, apelidado de Caldeirão.
A impressão da cidade não foi das melhores, a começar pelo fato da rodovia atravessar o centro, não havia muito a se fotografar. Paramos e fomos caminhando pela Feira, que já estava no final. Algumas barracas já sendo desmontadas na praça São Sebastião, a principal da cidade, local onde há uma bela imagem do santo, a Igreja e a Câmara Municipal, além de lojas diversas.
A Lagoa que dá nome à cidade não vimos, e, até hoje não encontrei imagens dela.

Centro de Artesanato; Capela abandonada (PE-053); e, Imagem de São Sebastião na praça e de frente à Igreja de mesmo nome.

Igreja de São Sebastião; Nave da Igreja; Câmara Municipal; e, Prefeitura.

Feira na Praça de São Sebastião; Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Engenho (PE-053).


História:

Lei Estadual 4966 de 20 de dezembro de 1963 cria o município de Lagoa de Itaenga,]desmembrado do município de Paudalho, tendo como sede o distrito de mesmo nome, elevado à categoria de cidade.

Supõe-se que o nome Lagoa de Itaenga tem origem índigena, pois na cidade existe uma lagoa em que há uma Pedra (Ita na língua dos nativos) e uma vegetação brava chamada Enga, com isso juntaram a palavra Ita + Enga e formou o nome Lagoa de Itaenga.

2 comentários:

  1. SOBRE A PEDRA ELA AINDA EXISTE, A VEGETAÇÃO NÃO SEI BEM AO CERTO E A LAGOA SECOU E FOI IVANDIDA PELA POLUIÇÃO QUE VINHA DA CIDADE.
    NOTA: A CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA NÃO PERTENCE A LAGOA DE ITAENGA E SIM A FEIRA NOVA, POR ALI É QUE FICA A DIVISÃO DAS DUAS CIDADES QUE EU NÃO BEM SEI AO CERTO, MAS A CAPELA NÃO FAZ PARTE DE ITAENGA.
    ATT.: WIBSON SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wibson, já desconfiava da informação sobre a capela, mas não sabia nada sobre a lagoa. Farei a devida retificação nas postagens dessas duas cidades.
      Quanto à pedra, você sabe a localização e como chegar nela?
      Agradeço o comentário. Abraços.

      Excluir