terça-feira, 18 de setembro de 2012

Camutanga

Saindo de Itambé e seguindo pela PE-075, atravessando sítios, fazendas e canaviais da Usina Olho D'Água, beirando os limites de Pernambuco com a Paraíba, chegamos em Camutanga, cerca de 20 km depois.
O acesso à cidade se dá pela PE-004 e logo na entrada, se vê o portal de boas vidas da cidade. A sede do município nos pareceu ser um dos menores dos que visitamos até hoje. Possui algumas ladeiras e também parece ser um lugar bem calmo.

Portal de Camutanga, na PE-004; Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Praça Getúlio Vergas e Parque Público Daniel Barbosa de Pontes, ao fundo.
A Igreja Matriz possui um Cruzeiro logo em frente. Além da Matriz, Camutanga ainda possui a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, com fachada em estilo moderno e a Capela de São Sebastião.
A cidade nos pareceu bem cuidada e limpa. A Praça Getúlio Vargas e o Parque Daniel Barbosa de Pontes nos chamaram atenção.

História


A ORIGEM do nome é indígena onde seus primeiros habitantes eram COMUM A TANGA, ao pé da letra que dizer uma espécie de Vespa ou Papagaio de várias cores, origem dada pelos antigos moradores do município como também CAANGA que quer dizer casa de maribondos em Tupy Guarani que mais tarde denominou-se CAMUTANGA desmembrado do município de Itambé. 

Em 1911 a povoação de Ferreiros era sede do distrito de Ferreiros e pertencia ao município de Itambé. Posteriormente a sede do distrito foi transferido para Camutanga. Em 1933 o distrito passa a chamar-se Camutanga. Em 1963, o distrito de Camutanga, passou a constituir município autônomo, com a sua sede elevada à categoria de cidade, de acordo com a Lei Estadual nº 4.940, de 20 de dezembro. A instalação do município ocorreu em 8 de março de 1964.


Nenhum comentário:

Postar um comentário