quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ferreiros

Ferreiros fica a cerca de 2,5km de Camutanga. Cidade aconchegante, tranquila e limpa, possui uma bela Igreja e uma charmosa capelinha em homenagem à Mãe Rainha.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Capela do Santíssimo; Capela do Santuário da Mãe Rainha; Pracinha; e, Academia das Cidades.
História

Acredita-se que a origem do povoado se deve à oficina de ferreiros localizada naquele lugar, que prestava serviços aos engenhos da região em fins do século XIX.
A construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1889, atraiu novos moradores para o local.
A vila de Ferreiros pertencia ao Município de Itambé-PE e foi emancipado em 20 de dezembro de 1963. Seu primeiro prefeito foi o pedreiro José Honório da Silva, nomeado pelo então Governador Miguel Arraes de Alencar.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ferreiros foi instalada no dia 13 de Maio de 2006, pelo então Bispo da Diocese de Nazaré D. Jorge Tobias de Freitas, às 19:30h, na presença de toda a comunidade católica da até então Capela de Nossa Senhora da Conceição, que pertencia a Paróquia de Timbaúba.

3 comentários:

  1. HISTORIA E MENMORIA DA PAROQUIA DE FERREIROS
    Na povoação dos Ferreiros, do Município de Itambé, Estado de Pernambuco, existia uma simples Capela devotada a Nossa Senhora da Conceição, a qual foi construída por volta de meados do século XIX. No ano de 1886, o Padre da jurisdição, Vigário Augusto Cabral de Vasconcelos, com o apoio dos fiéis, realizou uma grande reforma em suas instalações físicas e no mesmo ano foi realizada a grande festa de inauguração que contou com participação de padres e fieis da jurisdição eclesiástica. Tal evento teve uma repercussão positiva e de vasta dimensão no âmbito da sociedade pernambucana, recebendo o reconhecimento e a especial atenção do Jornal de maior circulação no País – o Diário de Pernambuco, que fez publicar esse acontecimento religioso no ano de 1886 e, republicando-o 100 anos depois – 1986.

    Por: Arlindo B. Maciel (Municipalista e pesquisador da Historia e Memória de Ferreiros)

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite, existe alguma pesquisa sobre a origem dos escravos que formaram base em Timbaúba ?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Infelizmente não temos o levantamento sobre pesquisas referentes ao tema em questão.

    ResponderExcluir