segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gloria do Goitá

De Chã de Alegria para Glória do Goitá, são 25km, através da PE-040 e PE-050. A viagem é tranquila com belas imagens durante o trajeto.
Um pouco antes da sede de Glória do Goitá, se encontra o Santuário da Mãe Rainha. Infelizmente não é bem sinalizado, razão pela qual passamos direto.
Em Glória do Goitá passamos por algumas praças e ruas com casario antigo, alguns imóveis conservados, outros, nem tanto.
Casario Antigo



Igreja de Nossa Senhora da Glória; e, Igreja do Sagrado Coração de Jesus
A praça da prefeitura é a mais bela. Possui um belo jardim e um Cristo Redentor ao centro. O prédio da
prefeitura também é um dos mais bonitos da cidade e se encontra com a fachada bem conservada.
No centro comercial da cidade, encontramos o pátio de eventos, que fica ao lado do Museu do Mamulengo e em frente à Igreja de Nossa Senhora da Glória.
Praças de Glória do Goitá: Do Rio Branco; Cristo Redentor; Imagem de Nossa Senhora da Conceição; Dos Correios; e,  Joaquim Nabuco - Central.
Glória do Goitá é o berço do mamulengo e tem como representantes Zé de Vina e José Lopes ("goiabinha"). Os mamulengos são confeccionados com madeira e chita. O mamulengo leva o nome do município para diversos locais, inclusive para o exterior. Além do mamulengo a cidade apresenta também a roda de côco de Ciriaco e o único museu do Cavalo-Marinho do Brasil, sob administração do Mestre Zé de Bibi.

Prefeitura Municipal e Museu do Mamulengo
História:


A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Ali fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.
Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o município era ocupado por lavradores, que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.
A vila foi criada a 6 de maio de 1837. Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho em 9 de julho de 1877.
A desmembração ocorreu pela Lei Provincial n. 1.297, sendo formado pelos distritos Sede e Apoti, e pelo povoado do Tapera.
A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário