sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aliança

16 km separam Timbaúba de Aliança. Seguindo pela BR-408, em bom estado, chega-se ao trevo de entrada para Aliança. A rodovia que segue até a cidade tem algumas Palmeiras Imperiais que dão um charme ao passeio.
As casas tem um aspecto bucólico e são em geram bem conservadas, bem como as principais vias são limpas, embora um pouco estreitas. Mas a cidade nos pareceu aconchegante.
Destacamos em nossa visita, a Prefeitura Municipal, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e o Mercado Municipal.
Em alguns Engenhos do município são praticadas atividades de lazer, sobretudo os famosos "pesque e pague". Há ainda atividades de vôo livre entre Aliança e Vicência.

Prefeitura; Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores; e, Casario.
História

O povoamento do município de Aliança começou no século passado, com a presença de uma família muito unida, tendo como representantes três irmãos.

Com tendências progressistas e por iniciativa própria, fundaram no lugarejo, a primeira capela de taipa, marcando assim a intensificação do desenvolvimento da localidade, atraindo consequentemente, pessoas da vizinhança.
Com a vinda em 1862 de Frei Caetano, da Ordem dos Capuchinhos, com a finalidade de fazer missões e desenvolver outras atividades da igreja, o religioso encontrou da parte dos habitantes locais, acentuado espírito de solidariedade, inclusive a ajuda pessoal com trabalhos, na restauração da casa de orações.
A população conquistou a simpatia do missionário que entusiasmado, não poupou elogios e num sermão declarou – “isso aqui é uma aliança”, sugerindo por último, que a localidade deveria ter o nome de aliança.
Daí a denominação que tomou o povoado, a vila e a cidade, conservada até hoje pela tradição.
Distrito criado com a denominação de Aliança, pela lei municipal nº 5, de 30-11-1892, subordinado ao município de Nazaré.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Aliança, pela lei estadual nº 991, de 01- 07-1909.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Aliança figura no município de Nazaré.
Elevado à condição de cidade e sede do município com a mesma denominação, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado dos municípios de Nazaré e Goiana. Sede no antigo distrito de Aliança. Constituído de 3 distritos: Aliança e Lagoa Seca e Nossa Senhora do Ó, os dois primeiros desmembrado de Nazaré o terceiro desmembrado de Goiana. Instalado em 01-01-1929.
Pela lei municipal de 16-11-1928, é criado o distrito de Lapa e anexado ao município de Aliança.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Aliança, Lagoa Seca, Lapa, Nossa Senhora do Ó.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938, o distrito de Nossa Senhora do Ó tomou o nome de Tupaóca.
Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o distrito de Lagoa Seca passou a denominar-se Upatininga.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Aliança, Lapa, Tupaoca (ex-Nossa Senhora do Ó) e Upatininga (ex-Lagoa Seca).
Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Lapa passou a denominar-se Macujê.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Aliança, Macujê (ex-Lapa), Tupaóca e Upatininga.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Gentílico: aliancense

Nenhum comentário:

Postar um comentário