domingo, 23 de setembro de 2012

Guadalajara (Paudalho)

De Recife para Paudalho, são 43 km pela BR-408, a mesma que passa próximo à Arena Pernambuco. Um pouco antes de Paudalho, passamos pelo distrito de Guadalajara, que também fica às margens da rodovia.
Andamos por algumas ruas estreitas, mas, com exceção da pequena Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, não encontramos nada que chamasse atenção e merecesse registro.
Paudalho, todavia, é um dos municípios pernambucanos mais ricos em termos históricos e de atrativos turísticos, que serão desbravados em breve.

Capela de Nossa Senhora Auxiliadora

História de Paudalho

O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Pirassirica, Chã da Cruz, Guadalajara e Rodrizio.
A cidade de Paudalho é bem marcada pela história, e suas terras começaram a ser exploradas em fins do século XVI, com o corte do pau-brasil em suas florestas. O nome da cidade de Paudalho surge da derivação de uma grande árvore secular que exalava cheiro completamente semelhante ao do alho que existia na margem direita do Rio Capibaribe, extremo oeste da Cidade, num lugar antes chamado de Itaíba, atualmente onde fica localizada a Ponte de Itaíba, centro da cidade.
A ocupação organizada das terras iniciou com um aldeamento indígena promovido pelos padres franciscanos: aldeia de Miritiba (corruptela do tupi mbiri-tyba, que, no dizer de Teodoro Sampaio, significa juncal). Esta aldeia localizava-se nos extremos de Goiana, Igarassu e Tracunhaém, do lado esquerdo do Rio Capibaribe. Nesta aldeia nasceu o índio Poti, batizadoFelipe Camarão, herói da luta contra a ocupação holandesa. Posteriormente a região cresceu sob o impulso do cultivo dacana-de-açúcar e diversos engenhos estabeleceram-se na região. O primeiro registro é do Engenho Mussurepe, instalado por volta de 1630. Na primitiva aldeia indígena estabeleceu-se o Engenho Aldeia, de propriedade de Bartolomeu de Holanda Cavalcânti em 1660.
O povoado de Paudalho surgiu no entorno do engenho Paudalho, de propriedade do português Joaquim Domingos Teles.

Devido à riqueza de conteúdo, destacamos a página oficial da Prefeitura Municipal de Paudalho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário