quarta-feira, 4 de julho de 2012

Triunfo

Estátua do Careta, figura típica do Folclore local, com seu chicote, chapéu e máscara, no Pico do Papagaio.
Começar a desbravar Pernambuco logo pela maravilhosa Triunfo, é iniciar essa aventura em grande estilo. Pelas fotos e razões que escrevemos abaixo, essa cidade me inspirou a desbravar meu querido estado.
Triunfo vale a viagem de 5 horas em média, e 442km do Recife. Vale os mais de 150 km de calor intenso do sertão pela BR-232, à qual, diga-se de passagem, estava em ótimo estado de conservação em Abril de 2012, como já o estava em Maio de 2011. Vale ainda os 9 km de subida na serra cheia de curvas e em estado razoável de conservação, a partir do portal da cidade.
Conhecida como o  "Oásis do Sertão", Triunfo, localizada no Sertão do Pajeú, é um dos poucos municípios que têm o privilégio de reunir tantos atrativos, destacando-se o clima que vai de encontro à aridez do sertão pernambucano, com temperaturas que variam entre 8ºC nos meses de inverno a 28ºC na época do verão. Seu povo é hospitaleiro, a cidade é limpa, organizada e bem agradável.
O clima ameno, decorrente dos mais de 1000 metros de altitude, aliado à grande umidade do solo, propicia o desenvolvimento de uma vegetação diferente da que predomina nos municípios próximos, o que, aliado à fertilidade do solo permite o cultivo das mais diversas culturas. Observamos belíssimas fruteiras e plantações de café.


Portal de Triunfo, Vista de Cima da Cacimba de João Neco, Túnel lateral de acesso à Cacimba e Pico do Papagaio com a estátua do Careta (Personagem do folclore local) .
Imperdível mesmo é visitar a gruta de seu luga e o Pico do Papagaio, o ponto mais alto de Pernambuco, com 1260 metros de altitude, de onde se pode ver várias cidades vizinhas em Pernambuco e na Paraíba.
No inverno a temperatura pode chegar aos 8º durante a noite e é comum a neblina tomar conta da cidade.

Vistas da descida do hotel do Sesc para a Cidade. À direita, o Cine Theatro Guarany e a Igreja Matriz ao fundo, os pedalinhos no açude e o pátio de eventos.
Não se pode, deixar de andar no Teleférico (e ter uma visão única da cidade) e nos pedalinhos que ficam no açude João Barbosa Sitônio.


Para se hospedar, recomendo o Centro de Turismo e Lazer do SESC. É excelente. A hospedagem inclui as três refeições incluídas nas diárias, além de  piscina, salão de eventos, salão de jogos, academia de ginástica, biblioteca infantil, e ainda o Teleférico que leva direto ao centro da cidade, descendo a serra e passando por cima do açude João Barbosa Sitônio.


Caça da força aérea, à beira do açude, Cachaça Triunfo no passeio ao Engenho, o Colégio Stella Maria e o Casario Antigo.

Se tiver disposição, recomendo um passeio a pé pela cidade, começando pelos mirantes onde se encontram o Cristo Redentor e o Cruzeiro para se deslumbrar com a vista de toda a cidade entre as montanhas, depois descer acompanhando a Via Sacra e caminhar pelas ruas cheias de ladeiras para se deslumbrar com as construções do século XIX, conferindo o convento, as Igrejas, o Museu do Cangaço (com vários objetos do bando de Lampião), o Colégio Stella Maris, lojas de Artesanato, o Cine Teatro Guarany (inaugurado em 1922 e construído com rocha e "óleo de baleia" para das sustentabilidade aos três pavimentos do prédio), e o Engenho São Pedro, onde se fabrica a Cachaça Triumpho, o Licor de Cana de Açúcar e o Sorvete de Rapadura, além de variedades de sabores de rapadura. 



Construções do Século XIX e o Cine Teatro Guarany

Flores à beira do Açude, Pousada S. Boa Ventura/Convento Franciscano, Vista do Mirante do Cristo Redentor e engenhos de fabricação de rapadura.

Como a intenção deste trabalho é informar e mostrar o máximo sobre Pernambuco, todas as cidades postadas aqui estarão em constante atualização de fotos e informações.
Por isso, adianto que ainda serão postadas outras fotos de Triunfo.

Esta foi a única publicação útil com os pontos turísticos de Triunfo que encontramos. Está emoldurada no Hotel do SESC. E é de suma importância para o Turismo do Município de Triunfo.

Um comentário: