terça-feira, 10 de julho de 2012

Maraial


Saindo de Igarapeba e voltando à PE-126, chegamos à Maraial cerca de 16 km depois, sendo que 5 destes na via de acesso à cidade.
De pronto, pouco após o portal de entrada da cidade, vimos logo a mais bela e mais bem conservada construção da cidade, a Estação Ferroviária.
Observamos que a cidade, embora esteja bem acima do nível do rio que a corta, também foi atingida pelas cheias de 2010. Algumas construções, que sabe lá por qual razão, são construídas às margens do rio, com colunas que vêm de dentro deste para segurar seus alicerces, estavam destruídas ou em ruínas.
Á medida que vamos nos aproximando do litoral, as cidades vão perdendo aquele aspecto de "inocência" que tivemos o prazer de acompanhar nas cidades anteriores deste roteiro. E, Maraial, embora escondida nos meios dos morros da Zona da Mata, à 5 km da Rodovia, nos passou a impressão de sofrer influência sobretudo das cidades que margeiam o Grande Recife.
Apesar disso nos pareceu limpa e, de certa forma, até organizada, embora, não tenhamos encontrado nenhuma Igreja para fotografar. Isso porque sempre podemos ver o topo delas nas cidades pelas quais passamos, mas em Maraial isso não aconteceu. Os registros ficam, assim, para outra oportunidade.

Vista da Via de Acesso à cidade. Estação Ferroviária e Prefeitura.
Maraial nasceu como povoado, por volta de 1884, em razão da implantação da ferrovia, e, após ser vila subordinada a Palmares, passou a ser Município em 1928.
A origem do seu nome provém de duas histórias distintas: Pela primeira, seria proveniente da Família Maraia, que teria iniciado a provoação do local; e, outra seria em razão de o riacho que banha a cidade desemborcar no rio Pirangi, teria nas nascentes, palmeiras Marayal.

2 comentários:

  1. Eu nasci em Sertaozinho onde moravam meus avós por parte de pai, mas meus pais moravam em Maraial.

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    1. Que bom que encontrou algo sobre Maraial aqui, Senhora Ivone!
      Qualquer coisa que queira compartilhar sobre Maraial, fique à vontade!

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