sexta-feira, 6 de julho de 2012

Angelim

De São João a Angelim, são cerca de 11 km, seguindo pela PE-177. A entrada da cidade é sinalizada e logo ao chegar à ela passamos por umas lojinhas de artesanato e miudezas que estavam fechadas, mas parecem bem organizadas.
No centro da cidade se encontra a Igreja Matriz de São Jose que tem uma pracinha em frente onde está a Cruz dos Rumos e a Imagem de São José. Seguindo a avenida em direção ao leste fomos observando as casas, até entrar em uma rua onde havia uma praça e a Capela de Nossa Senhora de Nazaré.

Rua por trás da Estação Ferroviária e Lojinhas na entrada da cidade.
Voltando em direção ao centro por uma paralela seguimos até a antiga Estação Ferroviária Sigismundo Gonçalves, que está em ótimo estado de conservação e atualmente abriga uma escola.
Por um equívoco não seguimos alguns metros à frente e deixamos de registrar imagens da Capela de São Luiz, bem como da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes no Distrito de Quatro Bocas, ao sul de Angelim, seguindo pela PE-187.
Estação Ferroviária Sigismundo Gonçalves, Igreja Matriz de São José e  Capela de Nossa Senhora de Nazaré.
Pesquisamos um pouco sobre a cidade e descobrimos que o povoado de Angelim surgiu com a inauguração da Estação Ferroviária, pertencente à Great Western. E, como o trem era o que havia de mais moderno a época (e, até hoje possui muito mais vantagens que o transporte rodoviário), os agricultores e comerciantes se instalaram em seus arredores, sendo o nome da cidade, decorrente de um Angelim sob o qual era realizada uma feira semanal, na atual rua São José. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário