sábado, 7 de julho de 2012

Canhotinho


Saindo de Angelim e seguindo pela PE-177, sentido leste, chegamos a Canhotinho, 12 km depois, entrando no primeiro acesso à cidade.
Seguindo por essa entrada, passamos por uma pracinha com um busto que não identificamos, e mais à frente por um lago particular, com alguns pedalinhos.
Capela de São Vicente de Paula, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Praça  do Centro, Avenida bem tranquila.
Logo depois passamos pela Capela de São Vicente de Paula e seguimos para o centro, onde pudemos conferir a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma bela praça, o antigo prédio do Fórum e atual Prefeitura. Seguindo para a parte baixa em direção ao sul, chegamos à estação Ferroviária de Canhotinho, em bom estado de conservação bem próxima ao rio.
Estação Ferroviária de Canhotinho
Voltando ao centro, seguimos para a PE-177, passando pela rodoviária, que fica bem próxima ao centro da cidade.
Da saída da cidade, podemos seguir em frente para Lajedo, Calçados ou Jurema, mas seguimos à direita pela PE-177 no sentido de Quipapá.
Os registros das Igrejas de São Sebastião e de Santo Antônio ficam para uma próxima visita.

Sobre a História do Município, reiteramos o que já é consolidado em várias fontes:
O município instalou-se em terras pertencentes ao sr. Antônio Vieira de Melo, herdeiro de sesmaria doada ao seu pai, que tentou explorá-la desde 1690. Entretanto, os combates ao Quilombo dos Palmares retardaram o povoamento. Somente no fim do século XVIII e início do século XIX iniciou-se a colonização. Uma capela a São Sebastião foi construída no local pelo fazendeiro José das Neves Camelo em fins do século XVIII. Em 1850 iniciou-se a feira na região. Em 1885 foi inaugurada a Estrada de Ferro do São Francisco, consolidando o núcleo de povoamento local.
Segundo a tradição, o nome da cidade provém da existência de dois irmãos. Para diferenciá-los, o mais baixo ficou sendo chamado pelo apelido de Canhotinho e o outro, Canhoto. Para homenagear os seus primeiros moradores, o povoado ficou conhecido como Canhotinho e o rio que corta a cidade recebeu o nome de Canhoto.
Entretanto, o historiador Costa Porto observa uma referência ao rio Canhoto de 1791, por isso o primeiro povoado foi denominado Povoação da Volta (do rio), posteriormente Volta do Canhoto, e em fins do século XIX, Canhotinho.
A freguesia de Canhotinho foi criada pela Lei Provincial de nº 1.706, datada de 1 de julho de 1882. Poucos anos depois sua sede foi elevada à categoria de comarca por Decreto Estadual nº21, de 2 de outubro de 1980 quando foi desmembrado do Município de São Bento do Una.
A sua categoria de cidade foi efetivada a Lei Estadual de nº607, de 14 de maio de 1903. Constitui-se em município autônomo em 23 de Janeiro de 1893.

Nenhum comentário:

Postar um comentário