segunda-feira, 9 de julho de 2012

São Benedito do Sul

Saindo de Quipapá, cruzamos com a BR-104 (que corta pernambuco de Quipapá a Taquaritinga do Norte, passando por Caruaru), e iniciamos a PE-126, chegando a São Benedito do Sul, 11 km depois.
Logo na entrada do acesso da cidade, os dizeres indicam que aquela é uma cidade com potencial ecoturístico, com destaque para os rios e cachoeiras de águas cristalinas, e onde está instalada a famosa Fazenda Betânia.
Rua João Pessoa, com a Matriz ao fundo; Praça Caetano A de Aquino; Clube e Mercado Municipal.
A cidade em si segue o padrão das demais, com o caminho até o centro cheio de pequenas e bucólicas residências, uma praça (Pça. Caetano A. de Aquino) e uma igreja (Matriz de São Benedito) no centro, além do Mercado Público, o Clube Municipal e outros prédios importantes.
Seguindo a partir do centro, para o sul da cidade, pode-se encontrar a Estação Ferroviária local.

Igreja Matriz de São Benedito; Capela.

O povoamento da região de São Benedito do Sul foi povoada inicialmente pelos rebeldes ligados ao Quilombo dos Palmares, entre 1630 e 1697. E, a partir do final do século 18, Engenhos e Fazendas começaram a surgir no município que já foi chamado de Iraci, entre 1943 e 1963 (quando se emancipou).
Reza a lenda que um escravo morreu aos pés de um cafeeiro, e, após ser levado dali, seu corpo reapareceu no mesmo lugar. Em razão desse fenômeno construiu-se ali uma Igreja sob a invocação de São Benedito, o santo protetor dos negros.

2 comentários:

  1. São benedito essa Bela cidade
    Quem não conhece precisa conhecer
    Em Cada canto Uma Linda paisagem.
    Eu vou falar um pouquinho pra você
    Terra das águas cidades das cachoeiras
    Tem o poço do cabloco e banho do seu Inacio, a cachoeira em peri-peri paraiso do sul e o poço do soldado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos lugares para conhecer e compartilhar aqui! Obrigado pelo comentário!

      Excluir