domingo, 8 de julho de 2012

Quipapá

Depois de Canhotinho, voltamos à PE-177 e seguimos para Quipapá, a próxima cidade do roteiro que elaboramos.
No caminho, passamos pelo distrito de Pau Ferro, à beira da rodovia, onde registramos imagens de duas pequenas Igrejas. Contudo, a entrada para o distrito de Paquevira passou despercebida, então, perdemos de registar imagens do local e de sua Estação Ferroviária, a primeira com trilhos que veríamos pelo caminho.
Chegamos a entrar na via de acesso à Usina Água Branca, mas logo percebemos o equívoco e voltamos à PE-177. Minutos depois, o portal de entrada de Quipapá indicaria o via de acesso à cidade.
Estação Ferroviária de Quipapá.
Logo ao chegar à cidade, pudemos ver a grandiosa Estação Ferroviária local, que pelas sua características,  nos deu uma idéia do volume de pessoas e da importância da cidade a época dos trens de passageiros. Uma pena a construção estar sem a devida conservação, contudo, os trilhos estão limpos, o que nos deixou em dúvida quanto à utilização da linha.
Seguindo em frente, subimos a rua que dá acesso ao centro da cidade, onde se encontram imóveis antigos, uma espaçosa praça de eventos, a Prefeitura e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Capela (sem identificação) e Igreja de Nossa Senhora do Rosário (ambas em Pau Ferro), Casa no centro de Quipapá e  Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Conta a História que o município teve origem sua na povoação que se ergueu no local, concentrada em redor de pequena capela com homenagem a Nossa Senhora da Conceição de Quipapá.
Foi desbravado pelos anos de 1630 a 1697, trabalho realizado pelos negros foragidos, que faziam parte do Quilombo dos Palmares, ergueu-se oficialmente entre 1795 e 1796, quando o capitão Francisco Rodrigues de Melo junto a sua esposa, D. Ana Maria dos Prazeres, instalaram-se na Fazenda das Panelas, resultando no município do mesmo nome.
O distrito criado com o nome Quipapá, deu-se pela lei provincial número 432, de 23 de Junho de 1857, onde ficou sob pleito do município de Panelas.
Anos mais tarde, foi elevado à categoria de vila com a denominação somente de Quipapá (lei provincial nº 1402, de 12 de maio de 1879) e instalado em 18 de julho de 1879. A ascensão ao status de município, deu-se de forma definitiva, em 19 de maio de1900, pela Lei Estadual número 432, separando-se do município de Panelas (Número 54, de 23 de novembro de 1905, onde foi criado o distrito de Pau Ferro e anexado ao município de Quipapá.
Como divisão administrativa, o município é constituído de seis distritos: Quipapá, Barra de Jangada, Jurema, Pau Ferro, Queimadas e São Benedito, onbde mais tarde o distrito de Jurema é também elevado à categoria de município.
Em 1938, atravé do decreto-lei nº 235, de 9 de dezembro de 1938, o distrito de São Sebastião da Barra foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de Quipapá e São Benedito. Entre 1939 e 1943, o município é constituído de quatro distritos: Quipapá, Igarapeba, Pau Ferro e São Benedito.
Em 1963, desmembra-se do município de Quipapá os distritos de Iraci e Igarapeba, para formar o novo município de São Benedito do Sul, ex-Iraci. Neste sentido, a divisão territorial de 31 de dezembro de 1963, consta o município constituído apenas de 2 distritos: Quipapá e Pau Ferro. Assim permanecendo em divisão territorial até os dias atuais

7 comentários:

  1. Foi a cidade que meu avô José Rodrigues da fonsêca nasceu tenho orgulho dela.

    ResponderExcluir
  2. Foi a cidade que meu avô José Rodrigues da fonsêca nasceu tenho orgulho dela.

    ResponderExcluir
  3. Quem souber noticias de Zenniti Barbosa em vi noticias porque tenho retrato da Formatura dela e não sei como entregar, porque não comunicou-se mais com os amigos de Caruaru?

    ResponderExcluir
  4. meu pai nasceu ai nessa cidade hoje mora no pr gostariamos de encontrar os parentes de meu pai meu nome e marcos gomes da silva filho de luiz gomes da silva filho de silvana ursolina da conseiçao esposa de francisco gomes da silva . meu gmail e . marcosgds3@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. gostaria de conhecer esta e a cidade natal de meu pai luiz gomes da silva filho de francisco gomes da silva e de silvana ursolina da conseiçao

    ResponderExcluir