sábado, 14 de julho de 2012

Camocim de São Felix

Saindo de Bonito, sentido norte, pela PE-103, andamos 14 km, até chegar a Camocim de São Felix, cidade de um dos melhores climas do Brasil, segundo os dizeres do pórtico de entrada, que eu referendo.
Camocim é uma pequena cidade, limpa e aconchegante. Seu clima é muito agradável, principalmente com o friozinho que começa no final da tarde.
Antes de chegar à cidade, passamos pela Capela de São José, à qual não sabemos a que município pertence. Em Camocim fomos logo até a Igreja de São Felix e Cantalice, onde se localiza o Marco Zero da cidade. Andamos pelas ruas, limpas e asfaltadas recentemente, dando um certo ar de zelo pela administração municipal. 

Capela de São José (entre Bonito e Camocim); Igreja Matriz de  São Felix de Cantalice; Av. Agamenon Magalhães; e, Entrada da Cidade.

Castelo de Eventos na PE-103, em Camocim de São Felix

Histórico (Fonte: Prefeitura Municipal - camocimdesaofelix.pe.gov.br )
Fontes históricas indicam que por volta de 1890, alguns proprietários residentes em Bezerros passaram a se interessar pela exploração da cultura do café, a cujo clima se prestavam as terras que ficavam após as serras do Aires e da Palmeira, em virtude da altitude, do clima frio e do solo propício àquela rubiácea. Instalaram-se no planalto logo após o último degrau da serra da Palmeira, cujo nome deu à localidade mais próxima daquele rincão, conhecido atualmente por sítio da Palmeira. Com a presença dos tropeiros que viajavam em direção a Bonito e localidades vizinhas, surgiram os primeiros contatos de trabalho, a convite dos proprietários que ali se fixaram, com a finalidade de transportar materiais de construção necessários às primeiras benfeitorias, dando seqüência à construção de casas de morada para os recém-chegados. Em 1895, com o florescimento do povoado, deu-se a edificação de uma capela, em homenagem a São Félix de Cantalice, sendo concluída em 1898. A mais provável origem do topônimo é a que se refere ao vocábulo indígena, derivado de caa “pau” e mocina “polir”, significando “pau lavrado”. De início, o povoado tinha o nome de Camocim, posteriormente, passou a ser conhecido por Vila de Camocituba. Finalmente, em 1953, com a emancipação política, teve o nome alterado para Camocim de São Félix. Distrito foi criado com a denominação de Camocim, pela lei municipal nº 2 de 20-04-1893, subordinado ao município de Bezerros. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Camocim figura no município de Bezerros. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Camocim passou a denominar-se Comocituba. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Comocituba permanece no município de Bezerros. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950. Elevado à categoria de município com a denominação de Camocim de São Felix, pela lei estadual nº 1818, de 30-12-1953, confirmado pela lei estadual nº 1819, de 29-12-1953, desmembrado de Bezerros. Sede no atual distrito de Camocim de São Feilix ex-Camocituba. Constituído do distrito sede. Instalado em Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003. Alteração toponímica distrital Camocim para Camocituba alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943. Camocituba para Camocim de São Felix alterado, pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, confirmado pela lei estadual nº 1819, de 30-12-1953.

2 comentários: