sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bonito

Saindo de Catende e seguindo à direita na PE-120, passamos por Laje Grande, distrito de Catende, Batateiras e Formigueiro, onde entramos à direita na PE-109, chegando em Bonito cerca de 25 km depois de Catende.
Rodovia PE-109 e suas belas paisagens.
Na PE-120 encontramos belas paisagens, proporcionadas pelas serras e pelo Rio que margeia a estrada, contudo, ao entrar na rodovia de acesso à Bonito, a PE-109, encontramos o único trecho do roteiro em péssimo estado. A rodovia desapareceu e as poucas construções que vimos pelo caminho estavam abandonadas, como se o mundo tivesse esquecido aquele lugar, embora as imagens vistas dessa "rodovia" também sejam muito bonitas, com destaque para um grandioso açude (lago?).
Casario, Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Matriz de São Sebastião.
Finalmente em Bonito, partimos para registrar imagens dos atrativos principais da cidade. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Matriz de São Sebastião (na Praça de mesmo nome), a Coluna de São Pedro, o Centro Cultural e a Capela.
Coluna de São Pedro e Capela.

Rodovia PE-103
Nos meses de outono e inverno a PE-103 fica mais perigosa em razão das nuvens que passam cobrindo a rodovia sobre a serra o tempo todo, o que não deixa de muito bonito também. Andar devagar com as luzes do veículo ligadas ajudam a evitar acidentes.
Poço Dantas
No Km 13 fica a entrada para  a estrada de acesso ao Poço Dantas, a Pedra Redonda, e as Cachoeiras Véu da Noiva, Gruta e Barra Azul. Para chegar em Poço Dantas e Véu da Noiva é apenas 1 km de estrada de barro, que, mesmo apos chuvas leves dá para veículos pequenos andarem com tranquilidade. Para chegar em Gruta e Barra Azul, o caminho se complica demais na chuva.
Cachoeira Véu da Noiva I
A entrada para a Cachoeira Véu da Noiva e para o Poço Dantas, que ficam na mesma propriedade custa R$ 5,00 em abril de 2017. O lugar conta com banheiros e um restaurante, além de estacionamento. Próximo à corredeira e ao Poço Dantas, algumas pessoas faziam churrasco.
Na Cachoeira Véu da Noiva, além do banho maravilhoso, há opção de se fazer Tirolesa e Rapel, com uma equipe especializada e com segurança. O Rapél e a Tirolesa saem por cerca de 35 reais, cada (valores podem mudar!). Não fizemos dessa vez, mas pelo que vimos, vale a pena.
Camping do Mágico; Cachoeira e Piscina
A Cachoeira do Mágico fica na propriedade do Camping do Mágico, no Km 20 da PE-103. A entrada para o Day-use é R$ 15,00 e o estacionamento fica bem próximo, mas do outro lado da rodovia. Tem piscina e restaurante, não é permitido levar bebida e comida.
O banho na Cachoeira do Mágico é revigorante.Não é alta como a maioria, e é bem segura, o que facilita ser apreciada por crianças e idosos.
Rio verdinho, Camping do Mágico
Quem curte acampar, o local tem muito espaço junto ao rio e é muito agradável. O som da água correndo entre as pedras, os pássaros e as sombras da mata tornam o ambiente perfeito para descansar.

História da Cidade (Fonte: Prefeitura Municipal - bonitope.com)
Em 1812 foi edificada a Matriz de Nossa Senhora da Conceição - padroeira da cidade - tendo contribuído para a povoação local. Bonito foi palco de diversas revoltas que terminaram na morte de muitos habitantes do município. Em 19 de dezembro de 1874 ocorreu a invasão denominada Quebra Quilos. A revolta deu-se devido à alteração do antigo sistema de pesos e medidas para as unidades de metro, centímetro e quilo, de acordo com a Lei Imperial nº1157, de 1862.
Bandeira do Bonito
O mesmo local, nos fins de 1819 durante o governo Luiz do Rego, foi palco da grande matança dos habitantes da Serra do Rodeador (comunidade pertencente, hoje, ao município), a qual D. Pedro I, em seu manifesto aos brasileiros, assim se exprimiu:

"Pernambucanos, lembrai-vos das fogueiras do Bonito."

O caso messiânico do Rodeador, liderado pelo ex-soldado do 12º Batalhão de Milícias de Alagoas, Silvestre José dos Santos, assim como outros movimentos que unem interesses religiosos à esperança da saída da miséria, foi abafado com sangue. Silvestre pregava o Sebastianismo - uma forma de messianismo em Portugal. Os seguidores acreditavam na volta de D. Sebastião, que não teria morrido na África, na batalha de Alcácer-Quibir.

Significado do Nome

Consta que o nome da cidade surgiu depois que alguns caçadores encontraram, na região ainda despovoada, um riacho de água cristalina; um deles teria afirmado que rio bonito e, depois, todos passaram a se referir à área do rio bonito, para orientar as suas andanças pela região. Posteriormente, a denominação do local foi reduzida para Bonito.