sexta-feira, 22 de março de 2013

Tracunhaém

Tracunhaém fica a cerca de 58 km do Recife, mais ou menos uma hora de viagem. É conhecida como cidade do barro e possuiu vários ateliês e oficinas além de um Centro de Artesanato. Fica entre Carpina e Nazaré da Mata, a poucos minutos dessas duas cidades.
Estátuas de Barro na Estrada de Tracunhaém; Atelier.
É uma cidadezinha bem simpática. Logo na entrada, observamos vários objetos de barro nos dando boas vindas, e passamos pelo belo Açude Velho.
Açude Velho; Beira-Açude; Rua de Tracunhaém.
Em Tracunhaém há várias oficinas que produzem e vendem objetos de barro, e, muitas pessoas das cidades próximas e do Recife vão à cidade em busca deles.
A cidade é bem pequena, e logo chegamos à região central, onde se encontram os atrativos que podemos chamar de secundários, uma vez que o artesanato em barro está por toda parte.
Praça de N. Sra de Pietá; Igreja de N. Sra. dos Homens Pretos; e, Imagem de N. Sra. de Pietá.
Logo visualizamos a Igreja de N. Sra. do Homens Pretos e a Praça de Nossa Senhora de Pietá, que fica na ladeira de acesso ao cemitério municipal, o qual possui uma bela imagem (de barro, claro!) de Nossa Senhora de Pietá, segurando o Cristo. 
Voltando, passamos novamente pela Igreja de N. Sra. dos Homens Pretos, entramos à direita até o final da rua, onde encontramos outro açude e o que parece um sítio, mais à frente.
Caminho para o açude por trás da cidade; Casas Antigas; e, Fórum de Tracunhaém.
Voltamos e passamos pelo Fórum da cidade e algumas casas antigas e bem conservadas, até chegarmos à bela Praça Costa Azevedo.
Praça Costa Azevedo
No dia em que visitamos a cidade, haviam vários objetos de barro em exposição, inclusive um belo presépio, expostos na Praça Costa Azevedo.
Igreja Matriz de Sto. Antônio
A Igreja Matriz de Santo Antônio fica de frente à Praça Costa Azevedo, bem como também fica o Centro de Comercialização de Artesanato, onde compramos uma lembrancinha.
Centro de comercialização e produção artesanal de Tracunhaém.
Tracunhaém é bem interessante. Rica talvez somente em cultura, mas bem tranquila e arrumadinha.

Roteiro do Artesanato em Tracunhaém:
Roteiro interessante para o visitante em Tracunhaém. Encontrado no site do Babel das Artes.
História de Tracunhaém:
"O povoamento das terras onde se encontra situado o município de Tracunhaém, teve início na primeira metade do século XVIII, por exploradores do pau-Brasil e criadores de gado.
Apesar de ser região beneficiada com a instalação de engenhos de açúcar, o desenvolvimento foi lento, por longo período. Em seguida, surgiu o artesanato de barro, despertando vocações artística e criando outra atividade econômica para o município. Graças à criatividade de novos artistas saídos da camada popular e ainda o gosto e carinho de artesãos anônimos, em pouco tempo a esquecida Tracunhaém da zona da cana, viu florescer um vantajoso negócio que trouxe algum benefício para o desenvolvimento do município. Com o estímulo ao turismo e a proteção ao artesanato popular, ampliou-se a produção e surgiram novos empregos.
O topônimo, segundo o Dr. Theodoro Sampaio, é vocábulo de origem indígena e significa: panela de formiga.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Tracunhaém  pela lei municipal nº 5, de 30-11-1892, criado também pela lei municipal nº 145, de 09-12-1914, subordinado ao município de Nazaré.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Tracunhaém figura no município de Nazaré.
Pela lei municipal nº 445, de 21-11-1929, o distrito de Tracunhaém foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Nazaré.
Pelo decreto municipal nº 5, de 07-11-1930, é recriado o distrito de Tracunhaém.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Tracunhaém figura no município de Nazaré.
Assim permanecendo em divisões territoriais de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Nazaré passou a denominar-se Nazaré da Mata.
Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Tracunhaém figura no município de Nazaré da Mata.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tracunhaém, pela lei estadual nº 4950, de 20-12-1963, desmembrado de Nazaré da Mata. Sede no antigo distrito de Tracunhaém.
Constituído do distrito sede. Instalado em 02-03-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Transferência distrital
Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, transfere o distrito de Tracunhaém do município de Nazaré para o de Nazaré da Mata.
Gentílico: tracunhaense"
Fonte: Biblioteca IBGE

2 comentários:

  1. Ola boa tarde só uma observação, você confundiu os nomes das igrejas a matriz de santo Antonio é a amarela fica de frente para a praça costa Azevedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liliane! Obrigado pela observação. Vou corrigir!
      Terias algumas dicas sobre outros locais interessantes ou eventos para se conhecer em Tracunhaém?

      Excluir