quarta-feira, 27 de março de 2013

Buenos Aires

A Buenos Aires pernambucana, fica a cerca de 76 km do Recife, 1h15min de viagem. Para se chegar lá, é só seguir pela BR-408, entrar na PE-059 e seguir por mais 9km.
No caminho dá para ver alguns engenhos e muito verde, além do visual de toda a região nas partes mais altas da estrada, como na primeira imagem abaixo.
Vista do Engenho Cueirinhas na PE-059; Câmara Municipal; e, Clube Municipal de Buenos Aires.
A entrada da cidade, propriamente dita nos pareceu bem tranquila. Passamos pela Câmara Municipal, pelo Clube Municipal, e pelo Maracatu Estrela Dourada. Mais à frente, pela Praça e pela Igreja.
Sede do Maracatu Estrela Dourada; Independente Futebol Clube; e, Largo da Capela de Santo Antônio.
A pintura dos prédios públicos foi padronizada, deixando a cidade com um aspecto de limpeza e organização. A imagem acima é uma das primeiras que o visitante contempla ao chegar lá.
Igreja de N. Sra. do Bom Parto; Prefeitura Municipal; Placa no Casarão Histórico; e, Praça Antonio G. de A. Pereira.

Passando da Capela de Sto Antônio, chegamos ao centro da cidade, onde ficam a Praça Antônio G. de A. Pereira, a Prefeitura e a Igreja de N. Sra. do Bom Parto.
No imóvel de nº 12, vimos essa placa informando que o mesmo foi adquirido pela prefeitura em 1929 para servir de mercado municipal.
Bem próximo, fica um imóvel com a numeração 1, o que achamos curioso pelo fato de ser tão difícil encontrar nas nossas cidades uma casa com essa numeração.

Casario; e, Praça e Capela de Sto Antonio.
Outro prédio que nos chamou atenção, foi o sobrado dos correios, que é grandioso para os padrões da nossa pequena Buenos Aires.
Vista da Capela do Engenho Crimeia; Engenho Cueirinhas.
Saindo da cidade, voltando à PE-059, vimos a Capela do Engenho Criméia, em cima de uma colina, meio escondida entre àrvores, e mais à frente, o Engenho Cueirinhas, que funciona como pousada, como indicam os chalés nos arredores.
A cidade nos pareceu bem tranquila e agradável. O fato de não estar tão próxima à BR-408, talvez favoreça isso. Quem puder, visite. É bem interessante atravessar a cidade sob os olhares curiosos dos moradores.

Sobre Buenos Aires:
"A Buenos Aires pernambucana tem sua origem no ano de 1887, quando foi fundado pelo Senhor Manoel Francisco de Sales, o “Engenho Almajarras”, onde foi construída uma pequena capela em homenagem a São Benedito.
Naquele mesmo ano, chegou à localidade o padre Manoel Gonçalves da Silva que passou a orientar os patrões e escravos sobre ensinamentos cristãos, e tornou-se o primeiro vigário desta capela.
Ao chegar naquele lugar, ficou comovido pelo agradável clima, e, como havia passado certo tempo na Argentina, comparou o clima deste local ao de lá, os bons ares, sugerindo que o engenho fosse chamando de “Buenos Aires”, o que foi aceito pelo dono".
Fonte: http://www.portalbuenos.com.br
Artesanato:
O artesanato de Buenos Aires destaca-se pelas peças feitas com papel reciclado, golas dos caboclos de lança do maracatu, dos adereços dos grupos culturais como o caboclinho e estandartes. Também encontramos bordado, bruxas de pano, cestarias e trançados, plásticos-tapetes, bolsas de tricô e tapeçaria.
Turismo Rural:
Buenos Aires possui atividades voltadas para o turismo rural. Sua paisagem é marcada por extensos canaviais, capelas e antigos engenhos com suas construções coloniais, como o Criméia, Conceição, Bandeirantes, Cavalcanti, entre outros. Ainda fazendo parte da paisagem, as serras dão ao município uma beleza ímpar e convidam você a contemplar do alto a vista de toda a cidade, chegando até a avistar municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário