sábado, 15 de dezembro de 2012

Ribeirão

Na visita à Ribeirão, partimos de Sirinhaém, mais precisamente, da Usina Trapiche, onde fica o Engenho Rosário, seguindo pela boa rodovia PE-64, que teve o trecho Ibiratinga-Ribeirão recentemente inaugurado.
Durante os pouco mais de  45 quilômetros, passamos por alguns Engenhos à beira da estrada e belas vistas ao longo da viagem. De Ribeirão, vimos os engenhos Vicente Campelo e o Santa Cruz. 
Ribeirão é formado pelos distritos sede, Aripibu e José Mariano e pelos povoados de Aglomerado Rural de Extensão Urbana, Usina Estreliana e José Lopes de Souza.
Apesar do portal e da imagem de Sant'Anna na entrada da cidade, o visual à primeira vista não é dos melhores, mas sempre seguimos buscando os atrativos naturais e históricos das cidades, e, logo chegamos ao centro, onde achamos as edificações mais antigas. 
O topônimo Ribeirão é originado de um ribeiro afluente do Rio Amaraji que banha a cidade.

Pórtico na Entrada de Ribeirão; Imagem de Sant'Anna; Igreja e Mirante de Padre Cícero (vista da linha férrea) 
Seguimos a linha férrea até chegarmos ao pátio da Estação de Ribeirão. Lá vimos que o pátio possui espaço para até três composições, o que dá uma idéia da movimentação de outros tempos.
O prédio da estação está de pé e é um dos maiores da região, mas atualmente encontra-se ocupado por um restaurante e lanchonetes na frente, descaracterizando a fachada.

Pátio da Estação Ferroviária de Ribeirão e Capela próxima.
Próximo aos trilhos, há uma pequena capela, ao que parece, de construção bem recente. E dos mesmos trilhos, podemos ver a Igreja e o Mirante de Padre Cícero em uma parte alta da cidade.

Estação Ferroviária de Ribeirão

Estátua de Cortador de Cana; e, Ig. Matriz de Sant'Anna.
Era dia de feira livre, então a cidade estava bem movimentada. O chato é que a feira sempre acaba impedindo o registro de imagens de alguns monumentos.

Próximo à BR-101, ao sul da cidade, passamos pela Usina Estreliana, onde registramos uma imagem da bela e imponente Capela. Há indícios de que havia uma estação ferroviária nas proximidades.

História:

Ribeirão originou-se em decorrência da existência do Engenho Ribeirão (depois Usina Pinto e, depois, Usina Ribeirão). Ao redor da capela sob invocação de Santana, no Século XVIII, foram sendo construídas casas.
O Engenho Ribeirão pertencia politicamente ao município da Gameleira. Pela situação geográfica e terras mais apropriadas para o plantio dacana-de-açúcar, Ribeirão cresceu, evoluiu e tornou-se Vila, depois Distrito da cidade da Gameleira e, finalmente, cidade.
Em 25 de março de 1862 foi inaugurada a estação de linha férrea de Ribeirão, impulsionando seu desenvolvimento.
A cidade do Ribeirão é apelidada de Princesa dos Canaviais, por ser a cana-de-açúcar a base da sua economia, que por muito tempo foi uma das maiores fontes de riqueza de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário