domingo, 16 de dezembro de 2012

Gameleira

O acesso a Gameleira é feito pela BR-101 e PE-73, ou pela PE-60 e PE-73. A estrada é boa, mas pra quem vai por Rio Formoso, deve ter atenção com os caminhões de Cana-de Açúcar
Logo na entrada do acesso pela BR-101, uma placa indica ser Gameleira a terra natal do Marquês de Olinda.
A cidade parece ser menos desenvolvida que Ribeirão, outrora seu distrito. A Estação Ferroviária é bem pequena e atualmente é uma moradia. E o centro urbano é formado por ruas calçadas e praças arborizadas, além de bons imóveis residenciais e comerciais.
O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Cuiambuca, José da Costa e Cachoeira Lisa. A cidade fica às margens do Rio Sirinhaém que se encontra com o rio Amaraji no distrito de Cachoeira Lisa, onde está construída uma ponte de concreto, que dá acesso à BR 101 - Sul. 
O acesso da sede do município à capital do estado pela estrada de ferro é de 96 km e pela estrada asfaltada é de 98 km. O município é dotado de serviços de abastecimento de energia elétrica, feito pela CELPE. Área de comunicações, o município é servido por correio, telefone, rádio e televisão. A ligação por ônibus é feita através das linhas intermunicipais: Gameleira, Cucaú, Ribeirão, Escada, Recife e outras. Gameleira dispõe de um terminal rodoviário com 91 metros de área construída, uma Biblioteca Pública Municipal, Clube Recreativo e duas escolas estaduais, além de diversas escolas municipais.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha

Moradia; Casa Maçônica; Biblioteca; e, Câmara Municipal

Estação Ferroviária; Ruas e Praças.

BR-101, acesso à PE-73 e Casa Antiga no meio do canavial, talvez um Engenho.

História:

Os distritos da Gameleira foram criados conforme a Lei provincial n° 763, de 11 de julho de 1867, e integrava o território do município de Sirinhaém. A vila foi criada pela Lei provincial n° 1.057, de 7 de junho de 1872, cuja instalação ocorreu em 13 de dezembro de 1873. Em 1860, no lugar onde está localizada a cidade, a estrada de ferro do Recife ao São Francisco estabeleceu uma estação, sendo, então, a terceira seção da construção da linha. Enquanto os trabalhos seguiam, foi ali, durante algum tempo, núcleo de regular movimento, criando-se então uma feira. Os senhores de engenho dos municípios vizinhos fizeram desse local a estação preferida para a remessa de açúcar para o Recife. Foram edificados então armazéns daquele produto, residências e outras construções, transformando o local em uma povoação, que tomou o nome da Gameleira, devido a um engenho homônimo, e pelo fato do grande número de árvores com o nome de Gameleira, que existiam na época. Em 1867 a Lei provincial n° 763 deu-lhe a categoria de freguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário