terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ipojuca

Pra quem vai às praias mais ao sul do litoral pernambucano, partindo do Recife, Ipojuca obrigatoriamente estará no seu caminho, na PE-060.
A PE-060, liga o Cabo de Santo Agostinho à divisa entre Pernambuco e Alagoas, e também é a via que leva às praias do litoral sul, mas o caminho também pode ser feito pela BR 101, até Escada, e depois, através da PE-42, até Ipojuca.
Ipojuca fica a cerca de 53km do marco zero de Pernambuco, no Recife Antigo, de onde são marcadas as distâncias da capital ao interior.
Há muitos anos passava pela entrada da cidade, nos feriados e fins de semana que ía para a casa de praia, mas dessa vez, e em razão deste blog, entrei na cidade.
Nossa impressão da cidade foi péssima. As casas e prédios públicos foram construídos se amontoando uns sobre os outros, sem o mínimo cuidado estético, chegando a parecer uma grande comunidade de morro de cidade grande.
Para um município tão importante e que têm recebido tantos recursos, tendo em seu território o Porto de Suape, uma Zona Industrial em expansão e as praias de Cupe, Muro Alto, Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi e Toquinho, a sede deste deixa muito a desejar aos olhos do visitante.
As únicas construções que valem a visita são a Igreja Matriz de São Miguel (antiga Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pardos) e o Convento Santo Antônio de Ipojuca e Santuário do Senhor Santo Cristo.

Convento de Santo Antônio e Santuário do Santo Cristo; Cruzeiro do Santuário; e, Igreja de São Miguel. (Fotos: Daniel Araujo)

Camela 

O distrito de Camela fica a cerca de 17 km de Ipojuca, seguindo a PE-060 para o sul.
A impressão em nossa visita, não foi melhor que a do distrito sede, minutos antes. Camela fica cerca de 4 km distante da PE-60, mas nasceu em razão da antiga estrada que servia de caminho para o Recife. O distrito é simples e mal cuidado, ao que parece, tanto pela administração municipal, quanto pelos moradores.
Destacam-se, somente a capela e algumas casinhas antigas. De Camela, pode-se seguir em estradas de barro para Sirinhaém, atravessando alguns engenhos.
Igreja de Santo Antônio; e, casas de Camela. (Fotos: Daniel Araujo)
A Igreja de Santo Antônio é o único templo católico de Camela. Há duas datas na fachada do mesmo: 1907 -1968. Pesquisamos sobre ela, e aparentemente, a primeira data deve ser de uma restauração, mas a segunda, de acordo com s paroquianos, foi a de uma ampliação realizada por um Prefeito de Ipojuca que aumentou bastante seu tamanho. Houve uma reforma em 2008.

Engenho Maranhão
Capela do Engenho Maranhão, à beira da PE-42, em estado de abandono. (Fotos: Daniel Araujo)
 Viajando pelo BR-101, passando por Escada e entrando na PE-042, que se encontra em bom estado de conservação, com asfalto recuperado recentemente, tivemos a oportunidade de contemplar as belas paisagens dessa rodovia.
No caminho para Ipojuca, encontramos uma pequena cachoeira a poucos metros da pista e a grandiosa Capela do Engenho Maranhão.
A Capela não deixa a desejar quanto ao tamanho às Igrejas de sua época, contudo, se encontra em estado de abandono. Aparentemente, funcionou como depósito, pois está sem nenhum móvel dentro, as janelas foram substituídas por blocos vazados de concreto e o telhado é de telhas de aminhanto.
Enquanto fotografávamos, ouvimos alguns moradores comentarem que era besteira o que fazíamos alí, o que acaba por nos preocupar, em razão da falta de consciência do patrimônio que está alí, se acabando por falta de conhecimento.
Rodovia PE-42, em bom estado, mas com muitas curvas. Além das belas vistas, encontramos essa cachoeira, próximo à estrada. (Fotos: Daniel Araujo)
Nossa Senhora do Ó
N. Sra. do Ó fica na PE-009, no caminho para a praia de Porto de Galinhas.
Se for visitar, recomendo entrar no trevo e não em qualquer entrada. As ruas são estreitas e o aspecto do distrito não é dos melhores.
O distrito, que já foi a sede do município, tem como destaque, a Praça Capitão da PM Antônio Braz Pereira e a Igreja Matriz.
Nossa Senhora do Ó, antiga sede do município. Somente vale a pena visitar o centro. (Fotos: Daniel Araujo)
Em breve, atualizaremos esta postagem, com informações e imagens das Usinas e das Praias de Ipojuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário