domingo, 9 de dezembro de 2012

Primavera

Primavera é conhecida pelas cachoeiras que existem nas terras do município, sendo as mais famosas, a do Convento, de Pedra Branca e do Urubu. Fica distante 83 km da capital pernambucana e o acesso pode ser feito pela BR-101 e PE-63.
O município conta com o Parque Ecoturístico da Cachoeira do Urubu. Dentro do parque está uma das cachoeiras mais altas e mais bonitas do estado, com 33 metros de queda d’água, rodeada pela Mata Atlântica. Ao que consta, a cachoeira tem este nome por ser local de desova e acasalamento de urubus (infelizmente ou felizmente não vimos nenhuma ave dessas por lá). A cachoeira é muito procurada para a prática de canyoning (descida de cachoeiras através de cordas). O banho não é recomendado, uma vez que as águas dessa cachoeira virem do Rio Ipojuca, atualmente poluído. Mas, contemplar a queda d'água ouvindo o som dela já é gratificante. De qualquer forma, há no parque quatro piscinas naturais oferecidas pelas cachoeiras "do Banho da Zezé" e Poço da Mata, abastecidas pelas nascentes da região que possibilitam o banho.
O parque conta, ainda, com salva-vidas e pessoas treinadas para orientar os turistas. Conta também com diversos bares que oferecem comidas e petiscos regionais, com preços bem interessantes, salão de eventos e área de camping. A estrutura do lugar, embora não seja uma cidade tão conhecida dos cidadãos da capital  e do litoral, nos surpreendeu. Para entrar no parque, paga-se R$ 10,00 por adulto. Apenas uma ressalva, embora o estacionamento seja espaçoso e próximo à entrara, o mesmo fica fora do parque, e durante nossa visita, algum engraçadinho levou as tampinhas do pito de 3 pneus do nosso carro, deixou um de lembrança, mas nada que não seja fácil de repor.
Mas Primavera não se resume às cachoeiras, há, claro, outros pontos de interesse turístico, como os engenhos históricos, do qual se destaca o Engenho Preferência, do Século XIX, e a usina União Industrial S.A. que possui um conjunto arquitetônico do século XIX. A casa grande e capela São José, construídas em 1939, ficam de portas abertas durante o dia inteiro e estão muito bem conservadas.
Uma curiosidade: Em várias praças da cidade há mesas de sinuca ao ar-livre!
Ponte sobre o rio Ipojuca; Mercado Público; Igreja; e, Prefeitura.

Pousada Primavera; rio Ipojuca no caminho para a Cachoeira do Urubu.

Cachoeira do Urubu - rio Ipojuca

Parque Municipal da Cachoeira do Urubu

Imagem de Padre Cícero; Praça; Capela; e, Casas da Usina União.

Usina União: Maria Fumaça; Capela de São José; e, Casa-Grande.
Usina União: Ponte sobre o rio Ipojuca e Casas da Usina.
História:
O povoamento local deu-se em torno do engenho Primavera, pertencente ao capitão Lima Ribeiro. O distrito de Primavera foi criado pela Lei Municipal nº 19, de 27 de novembro de 1913., subordinado ao município de Amaraji. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, passou a denominar-se Caracituba. Tornou-se município autônomo, com a denominação de Primavera ,pela Lei Estadual nº 4.984, de 20 de dezembro de 1963. O município foi instalado em 2 de março de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário