terça-feira, 4 de junho de 2013

Pombos

Pombos fica a cerca de 59 km do Recife. O acesso se dá pela BR-232 e leva cerca de 1 hora, em média para se chegar lá partindo-se da capital pernambucana.
A cidade é relativamente pequena em comparação as outras cidades entre Recife e Caruaru. Logo ao se aproximar, pudemos observar o Cristo Redentor que fica de frente para a sede do município.
Imagens da Praça João Pessoa, Mercadinho e Cristo Redentor visto da BR-232.
Entramos na cidade em um sábado de feira. Portanto, ficou complicado de registrar boas imagens. Fora do centro, nos pareceu ser uma cidade bem tranquila.
Acima, imoveis antigos. Abaixo, Igreja de Nossa Senhora dos Impossiveis.
A Igreja Matriz tem traços mais modernos e observamos algumas edificações de época.
Como nosso objetivo era outro município nesse dia, não andamos muito pela cidade, o que faremos em breve.
Antiga Estação Ferroviaria de Pombos (Foto: Projeto Memoria Ferroviária de Pernambuco)
Como em várias cidades do interior Pernambucano e do próprio Brasil, a Estação Ferroviária foi fundamental para o crescimento da cidade.
A estação do então povoado de São João dos Pombos, foi construída pela Great Western do Brasil, fazendo parte da linha Estrada de Ferro Central de Pernambuco em 1886. Se chamava inicialmente de Francisco Glicério.
Com a saída dos Ingleses, a EFCP passou para a RFN e depois para a RFFSA, deixando de ter trens de passageiros em 1983, e, depois do Trem do Forró não fazer mais o trecho Recife-Caruaru, a linha, que é Tombada, foi abandonada. A estação atualmente funciona como oficina. Embora seja melhor do que estar abandonada, não é o uso apropriado para uma edificação com tamanha importância histórica.

Histórico da Cidade:

A ocupação desta região remonta ao século XVIII.   Os irmãos José Manoel de Melo e Manoel Gomes de Assunção, proprietários dos primeiros engenhos no local, construiram algumas casas nas margens do rio Água Azul. O povoado foi Chanado de Tubibas. Posteriormente foi comprado pelo padre Galdino Soares Pimentel, que juntamente com os habitantes, construiu capela dedicada a Nossa Senhora dos Impossíveis.   A presença de pombos selvagens, do tipo Tubira, era constante na fauna local. Era comum a caça a estes animais, sobretudo dos moradores da Cidade do Braga (hoje Vitória de Santo Antão). Após a caça, os caçadores diziam: “Fizemos o São João nos pombos”. Isto fez com que o povoado passasse a ser denominado oficialmente São João nos Pombos, e finalmente, Pombos.   O distrito foi criado com a denominação de Pombos, pela lei municipal nº 168, de 15 de junho de 1908, criados também pela lei municipal nº 192, de 16 de maio de 1914. Pertencia ao município de Vitória de Santo Antão. Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 4989, de 20 de dezembro de 1963.

Turismo:

Na cidade acontece uma festa em homenagem aos produtores de abacaxi, a Festa do Abacaxi, que acontece todos os anos no mês de outubro.   Além disto, destacam-se os festejos populares de Carnaval e de São João. Durante esses eventos, as ruas da cidade contam com grupos folclóricos da região que apresentam espetáculos de maracatus, bumba-meu-boi, ciranda, bacarmateiros e de quadrilhas juninas.   Anualmente, a festa de aniversário de Pombos acontece no dia 11 de dezembro, com diversas atrações musicais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pombos / Wikipedia

Um comentário: