segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bezerros

Bezerros é conhecido pelo seu carnaval com os famosos Papangus e pelas belas paisagens do povoado de Serra Negra.
A cidade fica a cerca de 111 km do Recife. Normalmente se leva 1 hora e 40 minutos pra se chegar lá, pela BR-232. A rodovia tem muito tráfego na Região Metropolitana, o que leva seu estado de conservação a ser regular. Mas após Jaboatão dos Guararapes, a rodovia melhora muito, mas requer cuidado com a velocidade.
Carnaval dos Papangus de Bezerros
No carnaval, já havíamos visitado a cidade para conferir os famosos papangus, e, ficamos entusiasmados com a animação, as fantasias muito bem elaboradas, a tranquilidade, a organização e muita gente bonita.
1º Centro de Artesanato de Pernambuco - Bezerros - BR-232.
Ao chegar a Bezerros, fomos visitar primeiramente o 1º Centro de Artesanato de Pernambuco, as margens da BR-232, sentido Recife. O local possui um museu, com obras de artistas pernambucanos de vários municípios e também uma área com artesanato para venda. O acesso ao museu é pago, cerca de R$ 2,00. A visita é guiada e vale a pena! Na parte de exposição e venda de artesanato a entrada não é paga.
Museu da Xilogravura de J. Borges e Casa da Xilogravura.
Pouco depois do Centro de Artesanato, visitamos o Museu da Xilogravura de J.Borges, o mais famoso artista do gênero. Aproveitamos para comprar alguns itens com xilogravuras numa lojinha próxima.
Igreja e Praças de N. Sra. da Conceição; Igreja e Praça de São Sebastião; Praça Alcides Lima.
Seguimos para o centro de Bezerros. Passamos pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que fica na Praça Imaculada Conceição, entre as ruas de Santa Cruz e Padre Ciriaco, depois pela Igreja e Praça de São Sebastião que ficam na Rua Professor Amaral, por onde desfilam os famosos Papangus no Carnaval.
Passamos pela Praça Alcides Lima e chegamos ao centro administrativo da cidade.
Prefeitura; Igreja Matriz; Praça Narciso Lima.

No centro da cidade, há alguns imóveis com arquitetura de época, com destaque para a Prefeitura de Bezerros e outros que parecem também fazer parte da administração municipal.
Duas praças compõem o cenário. A Duque de Caxias, em frente à Prefeitura e a Narciso Lima, onde se localiza a Igreja Matriz.

Secretaria de Turismo; Casario; Igreja do Rosário
Próximo à Igreja Matriz, há alguns imóveis com arquitetura de época, incluindo a Secretaria de Turismo.
Seguimos pela Rua Cel. João Pessoa, até chegarmos à Capela de Nossa Senhora do Rosário, junto ao Cemitério.
Ponte Ferroviária sobre o rio Ipojuca no centro de Bezerros.
Atravessamos a cidade no sentido leste, chegando a ponte de Ferro por onde os trens, vindos de Recife e de Caruaru cruzavam o rio Ipojuca.
Para nossa surpresa, mesmo após as cheias de 2010, toda a estrutura da ponte se encontra de pé, embora as águas da enchente daquele ano tenham levado parte da margem, deixando os trilhos após a ponte, totalmente pendurados. A resistência das obras dos Ingleses da Great Western são de dar inveja as obras rodoviárias atuais. Em muitos lugares por onde passamos, observamos como os trilhos e pontes de ferro resistem bravamente ao tempo, mesmo sem manutenção. Enquanto pontes em várias rodovias são levadas nas mais diversas épocas por rios em suas cheias.
Estação Ferroviária de Bezerros
Seguimos a linha do trem e chegamos a Estação Ferroviária de Bezerros. O edifício se encontra em certo ponto bem conservado. Soubemos que foi um centro cultural, mas está desativado. O pátio da estação possui três linhas de trilhos, dando uma ideia de que três veículos poderiam lá estar ao mesmo tempo. Há duas plataformas de embarque e desembarque. Enquanto um trem seguiria para Caruaru, outro poderia estar seguindo para Recife e mais um poderia passar entre os dois em qualquer sentido.
Ruas do Centro de Bezerros
A região comercial da cidade é relativamente desenvolvida. Há muitas lojas, escritórios e consultórios, além de Hotéis e Restaurantes.

Histórico de Bezerros:

A origem de Bezerros data de 1740. Nessa época foi implantado um grande comércio de gado, iniciando o povoamento do local. Algumas versões da história de Bezerros tentam explicar o nome da cidade. A primeira diz respeito ao sobrenome da família Bezerra, que foi a primeira proprietária das terras. A segunda diz que o local foi, primitivamente, uma queimada de bezerros. A terceira conta que um dos filhos da família Bezerra se perdeu na reserva florestal, tendo sido feita uma promessa a São José, sendo a criança encontrada com vida, ao pé de frondosa árvore onde foi erguida uma Capela sob a invocação de São José dos Bezerros. O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias. Anualmente, no dia 18 de maio Bezerros comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São José.