quinta-feira, 5 de julho de 2012

São João

Saindo de Garanhuns, seguindo para o leste pela PE-177, em bom estado, demoramos cerca de 20 km para chegar à pequena São João.
Seguindo em direção ao centro, passamos por um belo açude e observamos a tranquilidade da cidade.
Avenida com o pátio de eventos e a estação ferroviária ao fundo.
No centro encontramos a Igreja de São João. e seguindo para a saída leste de volta à rodovia, passamos pela estação ferroviária e uma praça que provavelmente é o local de eventos da cidade.
Informações imprecisas colocam a cidade nascida a partir da Fazenda Burgos, e a construção da Capela à São João como determinante para a mudança do nome da fazenda e do então povoado. Mas o que certamente inpulsionou o crescimento da vila foi a inauguração da Estação Ferroviária em 1887. Se emancipou de Garanhuns em 1958.
Bela e conservada Estação Ferroviária de São João
Soubemos que há um Santuário particular dedicado à Santa Quitéria das Frexeiras, no povoado de Freixeiras 12 km ao sul da sede do município e que é um dos mais importantes centros de romarias do Nordeste e depositório do maior acervo de ex-votos do Estado, mas sem atuação da Igreja Católica há alguns anos.
Infelizmente não houve tempo de conhecer os demais atrativos divulgados pela Prefeitura Municipal, como a cachoeira dos Carvalhos, a bica do Sítio Matão, o mirante do Cruzeiro, a Casa de Farinha do Sítio Gambelo e a atividade artesanal, com trabalhos em couro, palha e cipó, além de bordados e colchas de retalho encontrados na Cooperativa Artesanal da Irmã Teresa. Fica para uma próxima oportunidade.
Segundo a Prefeitura, os principais eventos registrados no município são a Festa de Santa Quitéria (30 de agosto a 8 de setembro); a Festa de São João, padroeiro do município, e a Corrida da Fogueira (prova de pedestrianismo) - as duas últimas em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário