quinta-feira, 12 de julho de 2012

Catende

Saindo de Jaqueira e voltando à PE-126, seguimos na direção leste pouco mais de 12 km e entramos à esquerda na PE-103 por mais 4,5 km, quando chegamos à Catende.
Ainda fora da cidade avistamos a cruz da Igreja Matriz, e, ao entrar, seguimos em direção à famosa Usina Catende. Ao chegar na Estação Ferroviária, avistamos a sede do antigo Engenho Milagre da Conceição, e a Usina à beira da Estrada de Ferro.

Engenho Milagre da Conceição (Policlínica Gouveia de Barros), Usina Catende, Estação Ferroviária.

Praça Costa Azevedo, Prédio Público, Prefeitura Municipal e Igreja Matriz de Sant'Anna na Praça da Matriz.

A importância da Usina se traduz na disposição do centro administrativo da cidade e da sua proximidade à Estação de Trem, bem como à beleza arquitetônica das construções da cidade. Seguimos em direção à Matriz, logo após contemplarmos o belo prédio da Prefeitura.
Da Igreja Matriz, atravessamos várias ruas da cidade, que nos pareceu limpa e organizada, passando por dois clubes e várias casas. Por razões operacionais, não registramos imagens da Igreja da Mãe Rainha.

Histórico:


Sabe-se que parte das terras da região onde se situa atualmente Catende foram doadas pelo Imperador Dom Pedro II ao Senador Álvaro Barbalho Uchôa Cavalcanti. Com o tempo, as terras foram sendo vendidas, originando os primeiros sítios e engenhos de cana. Os registros do povoamento datam de 21 de outubro de 1863, a partir da presença do capitão Levino do Rêgo Barros. Onze anos depois, surge a primeira feira da localidade, o que atraiu novos moradores. Por iniciativa do capitão Levino, a ferrovia Estrada de Ferro do Sul e Pernambuco também chega à região.
A cidade de Catende surgiu em torno do engenho de açúcar chamado Milagre da Conceição. O distrito, pertencente ao município de Palmares, foi criado a 28 de novembro de 1892, pela lei municipal nº 02. Foi elevado à categoria de vila, através de lei estadual, a 1 de julho de 1909.
O Município foi criado a 11 de setembro de 1928, desmembrado de Palmares e acrescido de uma faixa de terra que pertencia ao município de Bonito. Já o nome Catende tem duas versões: a corruptela de "Katendi" do africano que significa lagartixa, ou "Caatendi" do indígena, mato brilhante ou o que resplandesce. Segundo alguns entendidos, esta última é a mais aceita.
A Usina Catende situada no município de Catende, na margem esquerda do rio Pirangi, numa altitude de 153 metros. Fundada, em 1890, com o nome de usina Correia da Silva, em homenagem ao então vice-governador do Estado. Foi originalmente construída pelo inglês Carlos Sinden e seu sogro Felipe Paes de Oliveira. Esse nome, no entanto nunca se consagrou, sendo a usina sempre chamada de Catende.
A cidade de Catende cresceu não só ao entorno da usina, mas principalmente da Matriz de Nossa Senhora Sant'Anna, tendo sua torre se confrontando ao fundo com a serra da Prata, cartão postal da cidade e orgulho dos catendenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário