sábado, 1 de agosto de 2020

Santa Cruz do Capibaribe

Santa Cruz do Capibaribe é uma das grandes cidades da Região Agreste de Pernambuco. Distante cerca de 190 km do Recife e 58 km de Caruaru, a cidade tem uma grande movientação na sua economia proveniente da indústria têxtil. É conhecida como a capital da moda e das confecções no estado, sendo a 2ª maior produtora de confecções do Brasil.
Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva
Além de diversos locais de comercialização e produção de roupas, a cidade possui bons locais para lazer, como o aconchegante Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva.
O espaço é amplo, com áreas sombreadas, algumas árvores e brinquedos para crianças. Bom para uma pequena caminhada, um piquenique ou um passeio de família.
Teatro Municipal, Estádio Otávio Limeira e Prefeitura Municipal.
Encontramos o Teatro Municipal em bom estado, o que pode significar valorização da cultura local. Não menos importante, o Estádio Otávio Limeira Alves já foi palco de espetáculos esportivos, como os jogos do Campeonato Pernambucano de Futebol, tendo o Ypiranga como maior representante da cidade no cenário esportivo estadual.
O Palácio Municipal, "em termos de tamanho", não reflete a importância político-econômica do Município na região.
Igreja São Cristóvão e Igreja Matriz
Destacam-se as Igreja de São Cristóvão, com arquitetura moderna, localizada na Av. Vinte e Nove de Dezembro, uma das principais e mais movimentadas vias do município, e a centenária Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, localizada na Av. Padre Zuzinha, em uma região cujas construções remetem ao passado da outrora pequena Santa Cruz.
Casario da Av. Padre Zuzinha
Na Av. Padre Zuzinha, resistem algumas fachadas de antigas casas e comércio da cidade, de uma época em que o potencial têxtil local nem era imaginado. Ao que parece, a preservação Histórica desses imóveis não deve acontecer em um futuro próximo.
Moda Center Santa Cruz
Conhecido como o Maior Centro de comercialização de confecções atacadista do Brasil, é o local onde se movimentam milhões em vendas de cama, mesa e banho produzidos na cidade.
Estima-se que, por dia de feira, passem pelo Moda Center, cerca de 150 mil pessoas. Grande parte dos visitantes são comerciantes que compram em grosso para revender, o que já dá a idéia que no local, além de bons produtos, também há o preço como atrativo.
O Moda Center fica localizado na PE-160, na saída Oeste de Santa Cruz do Capibaribe, sentido Jataúba.
Povoado Poço Fundo
A cerca de 17 quilômetros de Sta Cruz do Capibaribe, seguindo sentido Jataúba, encontramos o simpático e tranquilo povoado de Poço Fundo. Os dizeres na entrada do povoado dizem ser a "Terra do Doce e da Modinha", o que não pudemos comprovar em razão de não haver ninguém na rua naquele horário.

História:

"Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos, que por recomendações médicas procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera.

O seu nome se origina da grande cruz de madeira que colocou em frente a uma capela que mandou construir próxima a sua casa, a partir da qual teve início o povoamento. O crucifixo é conservado até hoje na igreja matriz.
O distrito de Santa Cruz foi criado pela lei municipal nº 2, de 18 de abril de 1892, subordinado ao município de Taquaritinga. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe, através da lei estadual nº 1818, de 29 de dezembro de 1953, data anualmente comemorada.
Em 1953, Santa Cruz do Capibaribe de vila se tornou cidade. Como tantas que sobrevivem do feijão, milho e outras culturas de sobrevivência e já existindo as tradicionais colchas de retalhos, saiu da rotina, alguém de forma inteligente, ao separar os retalhos de tecidos, usou os de maior tamanho para confeccionar shorts, que desta forma, lhe daria mais lucro. A nova ideia se multiplicou em todas as costureiras da região e, por se tratar, na época, de algo reciclável, o preço daquele produto era irresistível, ganhando qualquer concorrência. Como o produto era de fácil venda, os homens se transformaram em mascates e percorreram inúmeras feiras do nosso nordeste, vendendo os produtos, enquanto as mulheres em casa, usando de criatividade, inovavam produzindo outros artigos de vestuário, como: saias, blusas, camisas, conjuntos infantis, anáguas e outras.
Nos anos 90, novos mercados eram conquistados, e se tornou O Maior Pólo de Confecções do Nordeste e hoje Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade exemplo de empreendedorismo, trabalho e conquista."
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário