quinta-feira, 10 de junho de 2021

Jataúba

Jataúba é um pequeno município do agreste pernambucano. Localizado a cerca de 200 km do Recife, 37 km Santa Cruz do Capibaribe e 25 km Brejo da Madre de Deus,  a pequena cidade nos dá a impressão de ser tranquila e limpa, embora se localize em uma região bem mais seca e quente. Além da sede do município, também há os povoados de Jacú, Jundiá, Passagem do Tó, Enxotado e Riacho do Meio.
Jataúba também é conhecida como "Terra da Beterraba e da Renascença" e "Terra da Calcinha e da Cueca". O comércio local nos pareceu bem tímido.
Igreja de São Pedro, Casario Centenário e Câmara de Vereadores
Por trás do Açougue Público, se encontra uma pequena Igreja em devoção a São Pedro. Por se localizar praticamente onde ocorre a feira, imaginamos que sua construção deve remeter ao comércio ou aos feirantes.
Igreja Matriz e Açougue Público
Localizada na Rua de São Sebastião, a Igreja Matriz, também de São Sebastião, é o maior símbolo de devoção e resistência do povo de Jataúba.
O Açougue Público, pelo tamanho, confunde o visitante que pode pensar se tratar de um Mercado Público. A Feira do Município acontece nos seus arredores.
Ruas, construções e praça.
Embora faça limite com Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, cidades que tem a Indústria Têxtil e o Turismo, respectivamente como carro-chefe, Jataúba, talvez pela localização em uma região mais seca e praticamente de passagem para quem segue para o Sertão Paraibano, é bem mais tímida.
Não há, à primeira vista, atrativos para que o visitante passe algum tempo na cidade. Talvez apenas nos dias de feira ou da Festa de São Sebastião, o movimento local seja maior.

Símbolos: 

"A bandeira tem as cores, branca, que representa a paz e o aconchego do então pacato município, e a cor vermelha, que representa o simbólico martírio de seu padroeiro e sua luta para conquistar a emancipação.

O Brasão possui as principais figuras da época em que tornou-se município, tais como o algodoeiro, então maior fonte de economia; a Serra do Jacarará; os cactos, vegetação típica e uma representação da nascente do Rio Capibaribe, na Lagoa do Angu, no Sítio Araçá de Jataúba.

Fonte: http://memoriajatauba.blogspot.com/p/blog-page_1.html

História:

"Jataúba é o nome de uma palmeira nativa. Localizada às margens do Riacho Jundiá, denominou-se jatobá devido à presença de um jatobá na confluencia dos dois riachos que banham a cidade.
Localizada próximo ao sertão, ali ocorria semanalmente a feira de gado, induzindo o povoamento. Tornou-se distrito do município do Brejo da Madre de Deus no ano de 1879, com o nome de Jatobá. A vila passou a denominar-se JATAÚBA em 1943 para diferenciar-se de outros locais também denominados Jatobá. Foi elevada à categoria de município em 31 de dezembro de 1958. Entretanto, o governador vetou esta elevação. O veto foi derrubado pelo STF. O município foi então instalado em 2 de março de 1962."
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário