terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Serrita

Serrita fica a cerca de 27 km de Salgueiro. O acesso é feito pela BR-232, sentido Oeste e PE-507, recém reconstruída, porém perigosa, devido aos barrancos e açudes junto à rodovia.
Portal na PE-507; Capela da Vila do Vaqueiro; Estátua do Vaqueiro Raimundo Jacó; Estátua do Padre Cícero.
Logo na entrada da cidade, encontramos a estátua do Vaqueiro Raimundo Jacó e a Estátua do Padre Cícero.
Praça e Fórum; Antigo Casarão.
A cidade de Serrita foi uma grande surpresa para nós. Limpa, com prédios públicos e residências bem cuidados, nos deu uma sensação de um lugar bem tranquilo e aconchegante.
Atual Prefeitura Municipal de Serrita; Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Nós paramos próximo à prefeitura, na frente da casa de uma simpática Senhora, que como todo sertanejo, foi muito atenciosa e, juntamente com sua filha, começou a falar sobre a cidade.
Sua filha contou rapidamente fatos sobre Serrita e nos recomendou visitar o povoado de Ipueira, que tinha uma História bem interessante envolvendo Lampião, da qual falo mais à diante, bem como visitássemos Exu, cidade de Luiz Gonzaga e Juazeiro do Norte, já no Ceará.
Ela realmente nos deixou empolgados e seguimos seu conselho, logo após realizarmos várias fotografias do centro de Serrita.
Antiga Prefeitura; Centro Cultural Mansueto de Lavor.

As simpáticas senhoras nos informaram que o primeiro andar da antiga sede da prefeitura havia caído, conforme se observa na imagem acima.
Os prédios públicos têm as cores oficiais do município, como o grandioso Centro Cultural que leva o nome do Senador Mansueto de Lavor, falecido nos anos 80.

Estádio Ferreirão; CAE - Centro de Atividades Econômicas.
Na PE-507, sentido Moreilândia e Granito, passamos pelo Estádio Municipal Ferreirão e pelo Centro de Atividades Econômicas.
Capela de São José / Povoado de Ipueira.

Ipueira é um pequeno povoado, distrito de Serrita, que fica às margens da PE-507, onde em 1927 ocorreu um episódio envolvendo o Bando de Lampião e a Família Xavier, dona das terras da região.
Virgulino Ferreira, o Lampião, que até então possuía relação amistosa com os Xavier, resolve naquele ano atacar a fazenda.

O patriarca, Coronel Pedro Xavier, ao tentar voltar do povoado para a fazenda, sofre um ataque de asma e cai, dando a impressão a seus filhos e demais defensores da casa grande que havia sido atingido. Seu filho Dezim Xavier, que foi o primeiro a responder ao ataque de Lampião, fez a única vítima do confronto, o cangaceiro "Musqueiro" (alguns se referem ao mesmo como "Tempero").
Lampião desistiu e se retirou. Musqueiro foi pendurado pelos cabelos em um Juazeiro, mas à pedido da cunhada, o Coronel Pedro Xavier mandou enterrá-lo na baixa da ladeira próximo à casa grande, ficando o local conhecido como "Baixa do Musqueiro".
Sobre o fato nos foi recomendado o livro: "A Saga de Ipueiras, da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier".

Histórico de Serrita:

"Serrita fazia parte do antigo município de salgueiro do qual se destacou em 1928, constituindo-se e primeira chegada por vários familiares cearenses, vindo do vale do Cariri, os quais vinham se localizando nestas zonas e aqui formando núcleo de populações rurais. 
Serrita originou-se do nome de Serrinha, em virtude de uma pequena Serra ou Serrote do Cruzeiro, distante um (01) Km. da sede. 
Serrinha hoje é Serrita em virtude dos dispositivos contidos no Decreto Lei n° 952, de 31 de dezembro de 1934, que estabeleceu a divisão territorial judiciária administrativa do estado, vigorando no quinquênio 1944-49, no qual a Comarca de Serrita, com termo único, de igual número desmembrando da Comarca de 
Salgueiro. 
Não existia Tribos Indígenas no município, ignorando-se qualquer habitante que estivera nesta região antes do devastamento. 
Com as famílias cearenses, negros vieram tomando parte do devastamento do município, sem elemento de valor no devastamento da terra. 
Os negros que constituíram elementos de real valor no devastamento da terra, provinham do Vale do Cariri no Estado do Ceará, isto se deu no Século XVIII, não é possível mencionar e data certa. Sabe-se que o primeiro habitante da sede foi MIGUEL TORQUATO DE BULHÕES, cearense que aqui construiu a primeira casa. 
Os primeiros edificadores construíram uma Capelinha Católica à Nossa Senhora da Conceição. onde veio o Padre de Salgueiro, vez por outra aparecia em desabrigo. 
A cidade de Serrita foi fundada em 1898, pelo Cel. Romão Pereira Fìlgueira Sampaio, cidadão que se instalara com as graças do Governo Estadual do seu tempo. 
Serrita foi elevada a município no dia 11 de setembro de 1928 pela Lei n° 1931, sendo extinta. A mesma foi restaurada em 01 de julho de 1934 por Decreto Lei n° 314 de 27 de junho de 1934. 
Na data de sua emancipação Política, era Governador do Estado Dr. Estácio de Albuquerque Coimbra. 
O território atual do município pertencia a diversos município como: Salgueiro, Parnamirim, Bodocó e Exu, dos quais foram desmembrados para constituir-se autônomo daí então seguir seu destino. 
A Legislação que criou os Distrito tem data do ano de 1928, ou seja, os seguintes distritos: Sede, Ipueira e Orí. 
A freqüência foi criada em 1920. sob a Invocação de Padroeira Nossa Senhora da Conceição, sendo seu Primeiro Vigário o Padre Dr. Alfredo Guido Del Piazzo."
Fonte: Prefeitura Municipal de Serrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário