domingo, 5 de agosto de 2012

Petrolina

Petrolina é a maior e mais desenvolvida cidade do Sertão de Pernambuco. Fica localizada às margens do São Francisco, à cerca de 711 km do Recife, na divisa com a Bahia.

Chegamos por volta de meio-dia, em um vôo da Gol. A primeira impressão vem do calor. 35º no mês de dezembro.
O aeroporto é bem pequeno, mas suficiente pra quem embarca ou desembarca. Fica distante da cidade, mas sempre tem táxis. Há um bom número de hotéis na cidade.

Entre uma atração turística e outra, observamos que a cidade é bem organizada e limpa.
Chegando lá, partimos para desbravar a cidade. Logo de cara passamos próximos à ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina à Juazeiro, na Bahia, pelo famoso Hotel Grande Rio e pela bonita e conservada Estação Ferroviária de Petrolina.
Estação Ferroviária, Catedral - Igreja do Sagrado Coração de Jesus e Praça Dom Malan
Caminhando em direção ao centro, passamos pelas lojas comuns de centro de cidade, e chegamos à Praça Dom Malan, onde fica localizada a "Concha Acústica" e a Catedral de Petrolina.
A Catedral é uma das mais belas Igrejas de Pernambuco. Chama atenção o seu estilo gótico e os seus vitrais.
Catedral - Igreja do Sagrado Coração de Jesus 
Do centro, partimos para o River Shopping para almoçar e conhecer o centro de compras do Sertão, que possui uma ampla Praça de Alimentação e não fica devendo em nada aos grandes Shoppings da capital.
Voltando, após o almoço, passamos no Museu do Sertão de Petrolina, que possui um bom acervo de animais da região e objetos de Lampião e de Dom Malam (primeiro Bispo de Petrolina).
Museu do Sertão
Antes de descansar, ainda passamos pela Igreja Matriz e pela orla, onde se encontram modernos edifícios residenciais, bares, restaurantes e quiosques.
Também há um serviço de aluguel de bicicletas.
Pôr-do-sol no São Francisco, Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos e Balsas no São Francisco com Petrolina ao fundo.
Aproveitamos a manhã de sábado para visitar Juazeiro. Para isso, pegamos uma balsa em Petrolina, e pagando R$ 0,90 a passagem, atravessamos o São Francisco.
Tentamos ver alguma coisa sendo derramada ou jogada no rio, mas nem em Petrolina, nem em Juazeiro, detectamos nada caindo no rio, além das embarcações e algumas pessoas. A água é limpinha mesmo.
Na ponte ainda dá pra observar a parte por onde os navios passavam. Entre as duas colunas que podem ser vistas na foto, a pista era elevada para os "Vapores" passarem.

Ponte Presidente Dutra, Bodódromo e Orla de Petrolina.
Á noite há muitos bares em Petrolina, mas o grande destaque fica para o Bodódromo. Um complexo de restaurantes onde o carro chefe são os derivados desse animal. Imperdível!!!

Petrolina ainda possui outras dezenas de lugares interessantes. Na próxima visita, atualizaremos esse post.

2 comentários: