quarta-feira, 1 de julho de 2020

Toritama

Toritama, fica localizada no Agreste de Pernambuco e é conhecida como a Capital do Jeans. Fica distante cerca de 167 km do Recife, 38 km de Caruaru e 21 km de Sta Cruz do Capibaribe. O principal acesso se dá pela BR-104.
Rua do Jeans, Hotel, Pátio das Feiras
O grande atrativo turístico e comercial da cidade é o espaço denominado "Parque das Feiras", inaugurado no final de 2001 e onde se encontram mais de 1500 boxes, que comercializam roupas, além de contar com espaços com restaurantes e lanchonetes.
Localizado na BR-104, o complexo conta com cerca de nove hectares, e praticamente, concentra o comércio de roupas da cidade. Possui um grande estacionamento, onde cabem por volta de 2000 veículos. 
Todos os anos, entre os meses de Abril e Maio, é realizado o Festival do Jeans de Toritama, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), com o apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio da cearense Santana Textiles.
Prefeitura Municipal
 A moderna sede da prefeitura, reflete a importância comercial da cidade, que produz cerca de 15%
15% das confecções feitas com jeans produzido no Brasil.

Símbolos: 

A Bandeira de Toritama possui duas cores dispostas de forma diagonal. Ainda não temos informações sobre a representação das cores Amarelo e Branco, que representa.
No centro da Bandeira se encontra o Brasão, com as representações do Cruzeiro e da Ponte sobre o Rio Capibaribe.







História:

"O território municipal era integrante do município de Vertentes, desenvolvendo-se o povoamento a partir de uma fazenda de criação de gado, denominada TORRES, de propriedade de João Barbosa, que em meados do século XIX doou a Nossa Senhora da Conceição uma parte de terras, na margem esquerda do rio Capibaribe, onde foi construída uma capela, origem da cidade.A primeira casa foi edificada na imediações da capela por José Cabral e, em 1868, o lugarejo já contava com 20 casas de taipa. A construção de uma ponte sobre o rio Capibaribe, em 1923, possibilitou a intensificação do comércio com a vizinha cidade de Caruaru e a dinamização da economia local, apoiada nos produtos agropecuários.
O topônimo TORRES, que era o da fazenda, vem de uma serra situada a um quilômetro da cidade, no topo da qual foi erguido um CRUZEIRO.
O distrito de Torres foi criado em 1925, mas por força do decreto-lei estadual nº 235, de 9 de dezembro de 1938, passou a pertencer ao município de Taquaritinga do Norte. Em 31 de dezembro de 1943, o nome do distrito foi elevado à condição de município, desmembrado do município de Taquaritinga do Norte, ocorrendo a sua instalação em 23 de maio de 1954, assumindo como Prefeito nomeado o Senhor JOSÉ MANOEL DA SILVA, que passou o cargo ao Prefeito eleito, JOÃO MANOEL DA SILVA.
Os naturais do município são conhecido como “Toritamenses”."
Fonte: Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário