segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Moreilândia

Moreilândia fica a cerca de 50 km de Serrita. A rodovia, que está em regular estado de conservação, deve ser bem movimentada, uma vez que é o acesso mais rápido das capitais do Sul do Nordeste para Juazeiro do Norte e Fortaleza.
A cidade tem ruas largas e calçadas, uma bela Igreja Matriz e uma pracinha bem aconchegante.
Portal na PE-507; Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus; Praça e Imagem de Santa Terezinha; Rua.
Demos uma volta rápida pela cidade que estava bem calma num sábado. Não observamos movimentação de feira naquele dia.
Como não havíamos planejado visitar a cidade naquele dia, somente depois descobrimos sua origem, que foi a partir do Sitio dos Moreiras, que foi o nome anterior do município.
Fórum de Moreilândia; Ruas; Cristo Redentor na entrada da cidade.
A religiosidade está sempre presente nas cidades pernambucanas, sobretudo nas sertanejas. Sempre há uma imagem do Padre Cícero, do Cristo ou do Santo padroeiro da cidade em Praças ou nas entradas delas.

Histórico de Moreilândia:

"Durante a grande seca de 1877, vários agricultores do Ceará deixaram suas terras em busca de locais onde houvesse água para consumo humano e dessedentação animal. Foi o caso de Claudiano Alves Moreira, que veio de Iguatu, no Ceará, com sua família e rebanho. Dirigia-se provavelmente ao vale do Rio São Francisco. Entretanto, ao atravessar o sertão pernambucano, encontrou uma região desocupada, pertencenta à paróquia de Granito (Pernambuco), onde as terras eram férteis. Ao cruzar um riacho, observou poços d'água, o que o fez supor a existência de água subterrânea acessível, o que foi confirmado. Estabeleceram-se no local e foram seus primeiros habitantes. Cultivaram um sítio de frutíferas, que se desenvolveu bem. Logo o local passou a ser chamado Sítio dos Moreira.
A região se prestava a atividades agro-pecuárias e foi se desenvolvendo a partir desta atividade. A primeira igreja foi construída por José Alves Lopes, dedicada a Santa Terezinha e concluída em 1930. A primeira feira livre ocorreu em 1935.
O distrito foi criado em 10 de Maio de 1957, desmembrado do distrito de Carimirim, subordinado ao município de Serrita. Pela lei estadual nº 4.965, de 20 de dezembro de 1963, foi constituído em município autônomo e foi instalado em 19 de Maio de 1964.
Conforme a lei orgânica municipal foi realizado, em 31 de maio de 1991, um plebiscito visando a mudança do nome do município. A lei municipal nº 84/91, homologou a vontade popular mudando o nome de Sítio dos Moreiras para Moreilândia.
Atualmente é constituído de 2 distritos: Moreilândia e Carimirim."

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. EU NASCI NESSA CIDADE E NÃO A CONHEÇO, MEUS FAMILIARES A FAMILIA LOPES, SILVA E GOMES SEI QUE SÃO UM POVO BEM ATUANTE NO COMERCIO EDUCAÇÃO E POLITICA DO MUNICIPIO. FICARIA HONRADO EM CONHECER MAIS SOBRE ESSE MUNICIPIO QUE ESTÁ EM MEUS PENSAMENTOS DIARIAMENTE.MEUS AVÓS SE CHAMAVA, ANTONIO ALVES LOPES E IZABEL LOPES DA CONCEIÇÃO, PELO QUE ME CONTARAM ELES ERAM PRIMOS LEGÍTIMOS.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Francisco! Infelizmente só estivemos em Moreilandia em 2013, por essa razão não temos como te ajudar na busca de teus familiares, mas espero que outros moradores da cidade vejam teu comentário e entrem em contato. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sou filho de Manuel Alves Lopes ,meu avô Pedro Bernardo Lopes , gostaria de informações do meu Bisavô

    ResponderExcluir