sábado, 31 de maio de 2014

Camaragibe

Camaragibe é um município brasileiro do estado de Pernambuco pertencente a Região Metropolitana do Recife. É a oitava cidade mais populosa de Pernambuco.
O Município é famoso pelo Bairro de Aldeia, que fica na sua região mais alta. Em razão disso e da grande área de Mata Atlântica que possui, se tornou inicialmente um local de casas de campo e, atualmente, de moradia fixa de muitos recifenses. 
Para chegar a Aldeia ou Camaragibe propriamente dito, basta seguir a Avenida Caxangá (PE-005), que começa no Bairro da Madalena, no Recife, até o seu final, quando chegamos à Avenida Joaquim Ribeiro e, na Praça de Maria Amazonas, escolhemos se seguimos para Aldeia, pela PE-027, ou para Camaragibe, pela Avenida Belmínio Correia.
Na realidade, vamos falar do percurso contrário ao que fizemos (São Lourenço da Mata - Recife), uma vez que essa é a primeira postagem sobre o Município e a mesma será atualizada após a nossa segunda visita à cidade.
Praça de Maria Amazonas e Casa-Grande do Engenho Camaragibe.
O primeiro atrativo de Camaragibe é a Praça de Maria Amazonas e o Casarão do Engenho que lhe pertenceu e que deu o nome à cidade.
O casarão é bonito e imponente. Impossível de não ser notado pelo que trafegam pelas avenidas próximas. Se encontra muito bem preservado e merece ser devidamente desbravado em uma próxima oportunidade. 
Igreja Matriz de São Pio X; Prefeitura Municipal; e, Ruínas da Estação Ferroviária Nova.
Talvez em razão de ser um município novo, embora carregue bastante História, os prédios públicos, bem como a Igreja Matriz possuem fachadas com arquitetura contemporânea, restando ao Casarão de Maria Amazonas e à Estação Ferroviária, o papel de fazer o link com o passado.
A Estação, que é chamada de Estação Nova, em razão de ser a segunda construída no município, para receber os trens que não mais cortavam o Recife pela região norte, mas sim pela linha centro, paralela à do metrô, se encontra praticamente em ruínas, o que não lhe tira a beleza de uma grande estação.
Ao que tudo indica, o prédio será recuperado pelo IPHAN, juntamente com a Prefeitura Municipal, o que é justo e necessário, tanto pela preservação da História, como pelo uso a que será destinado em benefício de todos.
Fica relativamente próxima à Estação do Metrô, mas não é recomendável ir só ao local. Fomos informados que alguns marginais têm se escondido na estação.  
Brasão e Bandeira de Camaragibe
História
A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por minorias indígenas, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI.
As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar.
O município surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local.
Entre 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica de tecidos pelo engenheiro Carlos Alberto de Menezes, e o engenheiro francês Pierre Collier o que modificou a feição do local. Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual nº 4.988 elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extinto em 6 de julho de 1964, por acórdão do Tribunal de Justiça (mandado de segurança nº 59.906), sendo seu território reanexado ao do município de São Lourenço da Mata. Sendo novamente elevado a categoria de município só em 13 de maio de 1982, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco daquela data.
Fonte: Wikipédia